Presidente do TRE-SP participa do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário em Florianópolis
Desembargador Silmar Fernandes reúne-se com outros presidentes de Tribunais do país em evento organizado pelo CNJ para avaliar estratégias e metas do Judiciário para 2026

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, participa do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorre nesta segunda (1º) e na terça (2), em Florianópolis. Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento vai avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, aprovar as Metas Nacionais e Específicas para 2026, bem como divulgar os Tribunais agraciados com o Prêmio CNJ de Qualidade 2025. A abertura oficial do encontro será feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Edson Fachin.
Durante a tarde desta segunda, o desembargador Silmar Fernandes esteve reunido com presidentes de TREs de outros estados e o ministro Edson Fachin para discutir temas prioritários para a Justiça Eleitoral.
A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026 foi instituída pela Resolução CNJ nº 325/2020 para definir as diretrizes nacionais da atuação institucional dos órgãos de Justiça. Por sua vez, as Metas Nacionais do Judiciário representam o compromisso firmado anualmente pelos presidentes dos Tribunais em prol da melhoria da prestação jurisdicional. As metas para 2026 serão votadas durante esse encontro em Santa Catarina.
Já o Prêmio CNJ de Qualidade é entregue todos os anos a Tribunais que se destacam em suas práticas, sendo um importante instrumento de valorização da boa governança, da gestão estratégica, da inovação e da transparência do Judiciário. Os órgãos são reconhecidos por meio do acompanhamento das políticas judiciárias, sendo concedidas condecorações nas categorias Excelência, Diamante, Ouro e Prata a cada ramo de Justiça. A edição 2025 está regulamentada pela Portaria CNJ nº 411/2024.
O encontro em Florianópolis terá a participação de presidentes e corregedores de Tribunais de todo o país, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de gestão estratégica e servidores da área de estatística. Para a realização deste evento, o CNJ organizou duas reuniões preparatórias, em maio e agosto. Confira a programação completa do encontro.









