Estudantes conhecem fases do processo eleitoral no TRE-SP

Tribunal recebeu estudantes de direito do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade em encontro realizado pela Ejep

Presidente do TRE-SP, des. Paulo Galizia, conversa com estudantes do Centro Universitário Carlos...
Presidente do TRE-SP, des. Paulo Galizia, conversa com estudantes do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade, que visitaram o Tribunal nesta terça-feira (28). Ação foi realizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP).

Palestras sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, acompanhamento de uma sessão de julgamento do Tribunal e votação simulada na urna eletrônica. Essas foram algumas das atividades realizadas nesta terça (28) por estudantes de direito do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade durante visita guiada à sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no centro da capital.

A ação foi conduzida pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), órgão integrante do TRE-SP. Estiveram presentes universitários de vários semestres do curso dos campi Itaquera, Tatuapé e Penha.

O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, recebeu os universitários e falou sobre os vários papéis da Justiça Eleitoral. “Eu já fui juiz eleitoral e juiz de direito em Itaquera [um dos bairros que abriga o centro universitário]. Conheço bem a região e tenho apreço pela região inteira. Muito importante que vocês estejam aqui para conhecer o papel da Justiça Eleitoral. Todos já votaram e participaram de eleição, mas o papel da Justiça Eleitoral vai muito além das eleições. Temos o papel educacional com as escolas, o jurisdicional ao julgar as contas e registros de candidatos e o administrativo ao organizar toda essa massa de eleitores e distribuí-los por postos de votação, fazendo com que 34 milhões de pessoas aqui no estado de São Paulo — o equivalente a uma Espanha, a uma Colômbia — possam votar”, discursou.

O desembargador reforçou a importância do encontro com os estudantes para que eles possam replicar o trabalho da Justiça Eleitoral com a família e amigos. “Isso aqui existe para que o cidadão possa conseguir, dentro do possível, participar do processo democrático. Quanto mais conscientes todos nós formos, só vamos melhorar”, ressaltou.

Durante palestra aos estudantes, a coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, destacou que a iniciativa também busca expandir a importância do direito eleitoral. “Apesar de ser uma disciplina que não é obrigatória nas universidades, é muito importante abordá-la. O objetivo da Escola Eleitoral é educar para a cidadania e levar conhecimento da matéria ao maior número de pessoas possível”, explicou.

Para a aluna do 1ª período Francielly Chausse, 31 anos, a atividade com as urnas e as palestras abriram sua mente para outras funções eleitorais. “A gente entende a importância da Justiça Eleitoral porque o processo eleitoral é muito amplo, complexo, tem muita informação. O contato que eu tinha era somente com o título e apertar o botão da urna para votar. Aqui a gente tem uma compreensão de tudo o que tem por trás, da prestação de contas, do candidato estar limpo, ser filiado a um partido. Foi perfeito para quem está no início da universidade”, afirmou.

O universitário Salvador Maciel Gomes, 65 anos, aluno do 10º semestre, disse que ficou impressionado com o trabalho de base feito pelo TRE-SP. “A partir do momento que temos essa proximidade com as urnas, desperta nosso sentimento de cidadão. Precisamos ter consciência do voto.” O seu colega de curso Osvaldo Zitnick, 65 anos, complementou: “A estrutura eleitoral é grande e não temos noção dessa grandiosidade apenas na hora do voto. Não conhecíamos tudo isso e, a partir do momento que o TRE-SP nos abre a porta, podemos ter noção da força da democracia.”

Servidora do TRE-SP explica funcionamento da urna eletrônica a estudantes do Centro Universitári...

Servidora do TRE-SP explica funcionamento da urna eletrônica a estudantes do Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade, que visitaram o TRE-SP nesta terça-feira (28).

Ao final do encontro, os estudantes ainda receberam informações sobre o programa de mesário voluntário universitário, que permite a utilização das horas trabalhadas na Justiça Eleitoral como atividade curricular complementar nos cursos de graduação, e sobre o curso de pós-graduação em direito eleitoral da Ejep. As visitas monitoradas ao TRE-SP ocorrem mediante agendamento pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br, conforme disponibilidade de datas.

 

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikTok @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido