Futuros eleitores e eleitoras escolhem representantes com a urna eletrônica

Equipamentos receberam software específico e exibiram fotos e números das chapas concorrentes

Eleição grêmio CEU EMEF Maria Clara Machado - 27.06.2023 - TRE-SP

Nesta terça-feira (27), 305 estudantes do CEU EMEF Maria Clara Machado, em Chácara Dona Olívia, zona leste da capital paulista, elegeram a nova diretoria do grêmio estudantil. A votação foi feita com urnas eletrônicas reais, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A chapa Geração Consciente venceu o pleito com 51,8% dos votos, ficando em segundo lugar a chapa Poder Jovem, com 48,2%. 

O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, compareceu à diplomação dos eleitos e iniciou seu discurso enaltecendo a ação realizada para a consciência política dos jovens. “Esse programa permite que vocês tenham uma noção de como serão as eleições no futuro, da qual vocês vão participar como eleitores ou até mesmo como candidatos”, afirmou.

O magistrado destacou, ainda, a importância de os jovens participarem da política. “O jovem hoje, nas redes sociais, discute muitas coisas de política. Mas quem tem o poder de alterar as leis e regras são os deputados, vereadores, senadores... Enfim, em quem vocês vão votar no futuro. É importante discutir política com os colegas, mas também ter noção de que o exercício da política se dá por meios oficiais. Se você quiser criar uma escola como essa no seu bairro, você precisa ir atrás do vereador do seu bairro, conversar com ele, fazer uma campanha para a prefeitura desapropriar um terreno. Então tudo isso é ação política”, disse o presidente do Tribunal. 

Para o juiz Paulo Guilherme de Toledo, da 352ª ZE — Itaim Paulista, unidade responsável pelo treinamento dos estudantes que atuaram como mesários, o aprendizado sobre o processo de trabalho de uma eleição foi fundamental para eles. “O exercício da cidadania, da democracia, se faz pelo voto, pela atuação política organizada por meio de partidos e da participação efetiva no processo eleitoral”. O magistrado deixou, ainda, uma mensagem aos alunos: “levem essa experiência única para a vida de vocês. Difundam essa experiência, porque a gente vê muita desinformação a respeito do processo eleitoral.” 

Diplomada presidente do grêmio estudantil pela chapa Geração Consciente, Geovana Pereira, do 9° ano, prometeu cumprir as promessas de campanha e dar voz ativa a todos os estudantes para participarem da gestão. “Pretendemos trazer mais experiências para que eles possam vivenciar e entender de fato o que tem a ver com o cotidiano deles. A gente não quer que eles esperem crescer para ter esse poder. Eles podem ter agora e a gente quer dar essa oportunidade para todos.” 

Eduardo Afonso, o candidato a presidente da chapa Poder Jovem, também do 9° ano, considerou positiva a primeira disputa eleitoral com os colegas e afirmou que seguirá participando do grêmio. “Perder faz parte. A gente vai continuar no grêmio, vai continuar fortalecendo, apoiando. Não é só porque a gente perdeu que vamos desanimar. A gente vai continuar ajudando a escola, que é o mais importante”, afirmou o estudante. 

Primeiro contato com a urna eletrônica

Cinco urnas foram preparadas para a eleição, que ocorreu entre 10h e 11h. Além de escolherem seus representantes no grêmio estudantil, os jovens puderam ter contato com a urna eletrônica pela primeira vez. “Achei legal, foi muito importante poder votar”, disse Enzo Henrique, do 8º ano. “Foi muito bom porque a gente conheceu mais a urna, então quando a gente for maior já sabemos um pouco mais [como votar], afirmou Geovanna Sales, do 6º ano. “Não podemos votar no prefeito porque não temos idade, e aqui a escola já ensina o que é bom, o que é errado, como escolher a chapa certa”, avaliou Vitor Hugo, do 8º ano. 

1/ Galeria de imagens

A ação foi celebrada pelo professor de História Gerson Silva Júnior, que também é orientador do grêmio estudantil. “A eleição é o auge do processo de escolha dos estudantes”, afirma Gerson. Ele destaca a série de atividades desenvolvidas pelo grêmio, como campeonatos esportivos, saraus de literatura e escrita, publicação de livro anual com textos dos próprios estudantes, além de show de talentos. “A gente se reúne semanalmente. Entendemos que a democracia se constrói assim: participativa, democrática, forte e com representação dos estudantes. Eles aqui têm poder de decisão e de produção.” 

Quem também comemorou a iniciativa foi o diretor do CEU EMEF Maria Clara Machado, Claudio Rodrigues. “Não foi só apertar um botão na urna, foi muito além disso. É a construção da democracia. Todos os alunos, não só as chapas que se candidataram, colocaram a cidadania em prática.” 

A ação faz parte do projeto “A Justiça Eleitoral vai até você”, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP. O objetivo é incentivar futuras eleitoras e eleitores, destacando a importância do voto consciente. A primeira eleição de grêmio estudantil em parceria com o Regional paulista aconteceu em 2018.

“Os estudantes estão elegendo representantes que defendem as ideias nas quais eles acreditam para fazer o melhor pela escola. Se eles já crescem com essa consciência, quando forem eleitores, além de saberem escolher os seus candidatos, entendendo que devem verificar anteriormente quais são as suas propostas e posteriormente fiscalizá-los, crescem também acreditando no sistema eletrônico de votação e levam essa experiência para os seus familiares e amigos. Assim, construímos essa rede de pessoas que, quando se depararem com fake news vão questionar e procurar informação verdadeira”, afirma Vanessa Diniz, coordenadora da Ejep.

Guia do Jovem Eleitor

O TRE-SP lançou em abril a nova versão do Guia do Jovem Eleitor, que, além de incentivar o alistamento eleitoral entre os estudantes, traz informações sobre as urnas eletrônicas e as eleições municipais de 2024. Elaborado pela Coordenadoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação, o guia tem projeto gráfico e linguagem voltados para o público com idade entre 16 e 18 anos. A publicação pode ser baixada gratuitamente neste link e compartilhada através das redes sociais.



imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikTok @trespjus

Inscreva-se no nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
sábado e domingo, das 12h às 19h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido