Evento discute participação feminina nos espaços de poder

Mulheres são maioria no TRE

Mulheres são maioria no TRE, algo raro em outros lugares

A necessidade de maior participação feminina nas instituições foi tema do encontro “World Café das Mulheres”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por meio do Comitê de Participação Feminina do Tribunal, nesta quarta-feira (12). Devido à pandemia, o evento foi realizado de forma virtual, pela plataforma de videoconferências Zoom. Participaram dele o presidente e o vice-presidente do TRE-SP, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, respectivamente, e a coordenadora do Comitê de Participação Feminina, juíza Maria Cláudia Bedotti, entre outras autoridades e servidoras.  

Abrindo os trabalhos, o presidente do TRE saudou a iniciativa. Para o desembargador Nuevo Campos, “eventos como esse são importantes, para que haja uma cultura de respeito à presença feminina em todos os ambientes”. Segundo o magistrado, ainda que no TRE haja uma igualdade entre os gêneros, “a sub-representação da mulher na política e em outros espaços de poder é flagrante”, razão pela qual é preciso “capacitar e empoderar as mulheres”. 

Em seguida, servidoras do TRE participaram de bate-papos, juntamente com a juíza assessora da Corregedoria Eleitoral, Denise Indig Pinheiro, e a médica Monica Braz. Segundo as debatedoras, os partidos devem fazer campanhas de conscientização incentivando as candidaturas femininas, pois não basta a previsão legal de cotas de gênero. Para a coordenadora de gestão de documentação do TRE, Margareth Walczak, “os partidos não devem incluir as mulheres na política porque a lei manda, mas por consciência democrática”. 

Os desafios da mulher como mãe e trabalhadora, principalmente em tempos de pandemia, também foram lembrados. Chefe de cartório eleitoral em Osasco, Júlia Balbi afirmou que “a mulher já demonstrou que tem conhecimentos e capacidade de conciliar tarefas. Falta agora aparecerem oportunidades, para que ela ocupe mais cargos de poder”. A juíza Denise Pinheiro disse, ainda, que não apenas o Judiciário deve garantir a igualdade entre os gêneros. De acordo com ela, “em casa, também, precisamos educar nossos filhos para que não reproduzam preconceitos contra a mulher”. 

O “World Café das Mulheres” é uma das iniciativas criadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo como forma de dialogar sobre barreiras que impedem uma plena igualdade entre homens e mulheres no ambiente institucional. Antes disso, foi publicada a revista aTREva-se, que traz números e histórias de mulheres que integram a história do TRE, que continuará promovendo ações visando à maior participação feminina em instituições públicas e privadas.  

  

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido