Colaboradores de acessibilidade contribuem para o sucesso das eleições

Estado teve mais de 9.700 seções eleitorais com acessibilidade no segundo turno

Coordenador de acessibilidade - Giovana

Nestas eleições municipais, em conformidade com pleitos anteriores, colaboradores de acessibilidade contribuíram para que pessoas com deficiência pudessem votar. A remoção de barreiras é um compromisso da Justiça Eleitoral a fim de garantir o pleno exercício da cidadania a todos os eleitores.

No segundo turno de votação, realizado no domingo (29), funcionaram 9.787 seções eleitorais com acessibilidade no Estado de São Paulo. Para auxiliar os eleitores com deficiência, o TRE contou com o valioso auxílio de mais de 3.800 coordenadores de acessibilidade nos locais de votação. Segundo a coordenadora em Sorocaba Giovana Maganini, o trabalho nas eleições foi uma extensão de sua jornada diária de promoção da cidadania a pessoas com deficiência. “É gratificante contribuir para que pessoas se sintam mais seguras em exercer seu direito ao voto. Cumprimento a Justiça Eleitoral por confiar a coordenação a quem tenha experiência na efetivação dos direitos de portadores de necessidades especiais”, afirma a colaboradora.

Facilidades na votação

A urna eletrônica dispõe de sistema Braile sobre cada número do seu teclado e sobre as teclas branco, corrige e confirma (de forma abreviada). A pessoa com deficiência visual que não lê Braile pode votar utilizando o sistema de áudio, com fone de ouvido. Após a votação para cada cargo, é emitido um breve som indicando que o eleitor pode passar para o próximo voto.

Eleitores com deficiência podem também contar com ajuda de pessoa de sua confiança para o exercício do voto, ainda que não tenham feito requerimento ao juiz eleitoral.

Aplicativo móvel

Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, foi disponibilizado para eleitores da capital paulista o aplicativo “CIL – SMPED”, nos dois turnos de votação.

O aplicativo ofereceu um serviço de mediação na comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e o intérprete em tempo real, por meio de videochamadas.

Para os que não baixaram o aplicativo no celular, foi possível acessar o website do serviço da Central de Intermediação em Libras (CIL), para realização de chamada rápida. A fim de facilitar o acesso via website, foi disponibilizado aos Cartórios Eleitorais da Capital cartaz para a divulgação nos locais de votação, contendo o QR CODE para acesso diretamente ao website do serviço da Central de Intermediação em Libras (CIL).

Além disso, devido à pandemia, foi incluído no menu Novidades do app CIL-SMPED vídeo do Tribunal Superior Eleitoral – TSE , contendo dicas para o dia da votação, com orientações sobre o protocolo de segurança contra a Covid-19.

Programa de acessibilidade

O Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral mantém projeto para cadastramento de colaboradores com conhecimento em Libras para auxiliar nas eleições. O objetivo é remover barreiras de comunicação e permitir o adequado atendimento e orientação aos eleitores surdos ou com deficiência auditiva, como mais uma forma de garantir os direitos de cidadania.

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido