TRE-SP recebe o selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa” do CNJ

Prêmio é concedido a órgãos da Justiça que implementam medidas efetivas para assegurar prioridade de atendimento e respeito aos direitos dos idosos

Entrega do Selo Tribunal Amigo da Pessoa Idosa

Aconteceu nesta terça (21) a outorga do selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) está entre os 25 órgãos contemplados, com a nota de 88,86, alcançando o décimo lugar na classificação geral. A juíza assessora da presidência, Fernanda Colombini, e a secretária da presidência, Denise Lira de Campos, representaram o Tribunal na cerimônia de entrega, realizada no mês de outubro em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.

O selo instituído pela Portaria CNJ n. 400/2024 é concedido a órgãos da Justiça que demonstrem a implementação de medidas efetivas para assegurar prioridade de atendimento e respeito aos direitos dos idosos, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa. A finalidade é reconhecer, disseminar e estimular ações e boas práticas dentro do Judiciário brasileiro que promovam o envelhecimento digno e acessível. De acordo com a portaria, os Tribunais devem demonstrar a realização de ações que cumpram cinco requisitos:

  • Garantir julgamento prioritário em processos judiciais que envolvam pessoas com mais de 60 anos, observando a prioridade especial de pessoas com mais de 80 anos;
  • Implementar programas de capacitação contínua para magistrados, servidores e colaboradores, visando a qualificação para o atendimento de questões ligadas ao envelhecimento, vulnerabilidades e discriminação da pessoa idosa e a defesa de seus direitos;
  • Realizar oficinas e outras ações educacionais, para sensibilizar as partes processuais sobre a importância da atuação conjunta da família e da sociedade em conflitos que impliquem pessoas idosas;
  • Criar comitê multinível, multissetorial e interinstitucional, com foco na promoção de políticas públicas judiciais de atenção à pessoa idosa;
  • Adotar boas práticas de governança sobre o tema, criando comissões e núcleos específicos para tratar do assunto no Tribunal.

Os critérios para avaliação incluem questões relacionadas à pessoa idosa no âmbito da política institucional, acessibilidade, capacitações, atendimento especializado, atividades de conscientização, parcerias e inovações. O TRE-SP submeteu à consideração do comitê julgador ações dentro de cada um dos eixos.

Política Institucional

Planos de ação baseados na política de atenção à pessoa idosa no TRE-SP e implementação de comitê para a promoção de políticas públicas judiciais de atenção aos idosos do Poder Judiciário no âmbito do Tribunal foram algumas das medidas destacadas neste eixo.

Acessibilidade

O diagnóstico de acessibilidade em prédios da sede e de zonas eleitorais, o contrato para serviços de legendagem, audiodescrição, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para eventos e pronunciamentos do Tribunal foram apresentados no quesito acessibilidade.

Capacitação, Conscientização e Parceria

O videocast Diálogos Transformadores – Etarismo contou como atividade de capacitação e conscientização, além de ser uma parceria entre o Tribunal e atores públicos e privados no âmbito da temática. 

Atendimento Especializado

No critério atendimento especializado, ressaltou-se a priorização de atendimento à pessoa idosa por meio de filtro em formulário da Ouvidoria do Tribunal, ação da Seção de Atendimento ao Cidadão.

Inovação

Em inovação, o projeto "A Justiça Eleitoral vai até você! Voto 60+", promovido pela Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral Paulista, foi indicado por sua atuação itinerante no incentivo dessa população ao exercício da democracia.

Projeto do TRE-SP alerta pessoas idosas sobre a importância do voto e do combate à desinformação

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido