Novo modelo de autenticação será adotado em sistemas do Poder Judiciário a partir de novembro
Mudança reforça a segurança no acesso ao PJe e demais sistemas do Portal Jus.br; saiba mais detalhes

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informa que, a partir do dia 3 de novembro de 2025, será implantado um novo modelo de duplo fator de autenticação no login de usuários externos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e dos demais sistemas do Portal Jus.br.
A mudança prevê a utilização de um aplicativo instalado no celular, como Google Authenticator, DUO, FreeOTP ou outro similar. Atualmente, a autenticação em duas etapas é feita por meio do recebimento de um e-mail.
Na primeira tentativa de acesso, após digitar a senha do certificado digital, será exibido um QR Code para leitura com o aplicativo escolhido. Depois disso, a cada novo login, o sistema solicitará um código temporário de seis dígitos, gerado pelo aplicativo, para concluir o acesso.
Nos sistemas corporativos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud), o acesso também poderá ser realizado pela conta gov.br (nível Ouro), na opção “Entrar com gov.br”. Nesse caso, o código de autenticação será gerado diretamente pelo aplicativo Gov.br.
A nova modalidade de duplo fator de autenticação tem como objetivo reforçar a segurança dos serviços digitais do Poder Judiciário e se aplica a advogados, membros do Ministério Público, escrivães de polícia, procuradores e demais usuários externos.