Justiça Eleitoral auxilia pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em São José do Rio Preto
TRE-SP realizou 21 atendimentos durante a 10ª edição do Pop Rua Jud; mutirão ofereceu serviços nas áreas sociais e de saúde

Pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social na cidade de São José do Rio Preto tiveram a oportunidade de regularizar a sua situação eleitoral para poderem exercer plenamente a sua cidadania. A ação fez parte da 10ª edição do Mutirão Pop Rua Jud, realizado neste domingo, 19 de outubro, na rua Antônio Mayor, no Jardim Mugnaini.
Representado pelas zonas eleitorais de São José do Rio Preto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), realizou 21 atendimentos, sendo 7 certidões de quitação, 5 impressões de títulos e 9 requerimentos de alistamento eleitoral (primeiro título).
Para a chefe da 267ª Zona Eleitoral, Renata de Alcântara Kfouri, participar de ações eleitorais como essa transcende o cumprimento de obrigação dos servidores envolvidos. “Receber um sorriso de gratidão, ver a esperança nos olhos de alguém que obtém um documento ou simplesmente oferecer uma escuta atenta gera um profundo senso de propósito. Este trabalho é um poderoso lembrete da nossa humanidade compartilhada e da força que reside na empatia, tornando a participação uma fonte inesgotável de satisfação e motivação”, pontua.
O evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em parceria com a prefeitura da cidade.
Assistência Completa: serviços de cidadania, saúde e inclusão Social
Durante o mutirão, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde ofereceram uma série de atendimentos e orientações à população, reforçando o caráter intersetorial do evento.
Na área social, foram realizados encaminhamentos com assistentes sociais e psicólogos, além de orientações sobre acolhimento institucional, inclusão e atualização no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
Já na área da saúde, foram disponibilizadas vacinas para adultos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas médicas e de enfermagem, atendimento psicológico e social, além de encaminhamentos para tratamento de dependência química.
A Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial também integrou a ação, ampliando a rede de serviços oferecidos.
Sobre o Pop Rua Jud
Baseado na Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (Resolução nº 425/2021 do CNJ), o Pop Rua Jud foi criado para ampliar o acesso da população socialmente vulnerável a serviços públicos.
O objetivo é garantir cidadania, assistência social e saúde, por meio da participação articulada de instituições do poder público (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil.