Corregedoria do TRE-SP realiza inspeções em cartórios da capital e do Vale do Paraíba em outubro
Cinco zonas eleitorais em quatro cidades paulistas foram avaliadas em relação à qualidade do atendimento e serviços prestados

A Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP) finalizou uma nova série de inspeções no mês de outubro, visitando cinco zonas eleitorais do estado. Cartórios eleitorais das cidades de Bananal, Cachoeira Paulista e Cunha, na região do Vale do Paraíba, e de dois bairros da capital, Sapopemba e Casa Verde, foram avaliados em relação à qualidade do atendimento ao público e aos serviços administrativos e judiciais oferecidos. Durante as visitas são observados aspectos como organização de documentos, controle de materiais e andamento dos processos.
No dia 7 de outubro, a 18ª ZE — Bananal deu início ao cronograma mensal. A zona eleitoral da cidade possui um eleitorado de 8.274 pessoas, distribuídas em 27 seções eleitorais e 4 locais de votação. A 145ª ZE — Cachoeira Paulista foi a segunda inspecionada, no dia 8, tendo 24.008 eleitores registrados, distribuídos por 80 seções em 15 locais de votação. O último cartório vistoriado no Vale do Paraíba, a 43ª ZE — Cunha, administra um eleitorado de 18.134 eleitores, com 18 locais de votação e 57 seções eleitorais.
Já na terça-feira (21), as visitas chegaram à capital, sendo a vez da 350ª ZE — São Paulo/Sapopemba, responsável por 185.272 eleitores, 516 seções eleitorais e 40 locais de votação. As inspeções do mês foram concluídas no dia seguinte (22), na 255ª ZE — São Paulo/Casa Verde, que atende a 188.525 eleitores em 535 seções espalhadas por 39 locais de votação.
Após as visitas, são realizadas reuniões com servidores da zona eleitoral para apresentar observações iniciais. Dentro de 30 dias, um relatório detalhado é enviado ao juiz eleitoral responsável, para que sejam adotadas as medidas necessárias com o intuito de aprimorar o atendimento à população.
As inspeções foram acompanhadas pelo corregedor regional eleitoral e vice-presidente da Corte, desembargador José Antonio Encinas Manfré, pelo juiz assessor da Corregedoria, Renato de Andrade Siqueira, pelo secretário da CRE-SP, André Luiz Pavim, e por servidoras e servidores do Tribunal.
Seguindo o calendário atualizado pela Portaria CRE-SP nº 64/2025, as vistorias vão até o fim de novembro e devem alcançar 43 zonas eleitorais no ano de 2025. O objetivo das avaliações da Corregedoria Eleitoral é assegurar a uniformidade e eficiência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral em todo o estado, padronizando e otimizando o funcionamento dos cartórios eleitorais.








