TRE-SP leva serviços eleitorais para população vulnerável em Santo André através do Pop Rua Jud
Segunda edição do evento reuniu mais de 500 pessoas na Grande São Paulo; Justiça Eleitoral realizou 122 atendimentos

Entre os dias 21 a 22 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou da segunda edição do Pop Rua Jud Santo André, mutirão de apoio voltado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante os dois dias de evento, a Justiça Eleitoral paulista desempenhou diversas ações para auxiliar essa população, realizando 122 atendimentos, sendo: 40 revisões; 22 transferências; 6 alistamentos; 9 impressões de segundas vias; além de 44 dispensas de multas e uma certidão de quitação eleitoral.
Para Renata Brito, chefe da 307ª Zona Eleitoral, que atua há quase três décadas na Justiça Eleitoral, o Pop Rua Jud é uma ponte entre o cidadão e o serviço público. “A importância dessa ação é justamente aproximar quem muitas vezes não tem condições de comparecer aos órgãos públicos. Aqui, a pessoa resolve sua situação eleitoral e também outras questões da vida cotidiana, tudo em um só lugar”, destacou.
Renata também reforçou o desejo de que o mutirão chegue a mais regiões. “A vontade, como servidora pública, é ver esse tipo de ação se ampliando cada vez mais”, afirmou. Ela contou ainda que a preparação da equipe começou dias antes do evento. “Desde a semana passada organizamos os materiais e equipamentos para que o atendimento fosse feito com todo carinho, disposição e comprometimento que cada cidadão e cidadã merece.”
Atendimento rápido, prático e humanizado
Natural de Minas Gerais, o aposentado Alexandre Brageolli, de 44 anos, vive em situação de rua há dois anos e conseguiu recuperar todos os seus documentos perdidos através do Pop Rua. “Soube do evento por um conhecido e fiquei aliviado por ter sido muito bem atendido. Além de ter conseguido meus documentos, também recebi roupa, comida, cobertor, remédio e até cortei o cabelo. Estou me sentindo bonito, renovado, como se tivesse nascido de novo”, contou.
O escritor Olívio Basaglia Júnior, de 61 anos, também aproveitou o mutirão para resolver pendências antigas. “Há anos eu não encontrava meu título e nem sabia se ele ainda era válido. Em poucos minutos, a equipe da Justiça Eleitoral resolveu meu problema. Agora estou em dia com meus documentos e muito feliz com o atendimento”, relatou.
Já Luiz Carlos Virgínio, de 58 anos, que coletou a biometria e saiu com o título eleitoral em mãos, celebrou o atendimento e a praticidade do mutirão. “Tudo foi muito rápido e gratuito”, afirmou.
Sobre o Pop Rua
O Pop Rua Jud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criada pela Resolução nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Essa ação é realizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em parceria com diversas entidades e órgãos públicos.
A primeira edição do Mutirão Pop Rua, realizada em outubro de 2023, prestou mais de 2.600 atendimentos a 800 pessoas. Já a segunda edição superou a marca de 2.500 atendimentos em justiça, saúde, cidadania e assistência, beneficiando 523 pessoas.








