TRE-SP leva serviços eleitorais para população vulnerável em Santo André através do Pop Rua Jud

Segunda edição do evento reuniu mais de 500 pessoas na Grande São Paulo; Justiça Eleitoral realizou 122 atendimentos

TRE-SP

Entre os dias 21 a 22 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou da segunda edição do Pop Rua Jud Santo André, mutirão de apoio voltado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.

Durante os dois dias de evento, a Justiça Eleitoral paulista desempenhou diversas ações para auxiliar essa população, realizando 122 atendimentos, sendo: 40 revisões; 22 transferências; 6 alistamentos; 9 impressões de segundas vias; além de 44 dispensas de multas e uma certidão de quitação eleitoral.

Para Renata Brito, chefe da 307ª Zona Eleitoral, que atua há quase três décadas na Justiça Eleitoral, o Pop Rua Jud é uma ponte entre o cidadão e o serviço público. “A importância dessa ação é justamente aproximar quem muitas vezes não tem condições de comparecer aos órgãos públicos. Aqui, a pessoa resolve sua situação eleitoral e também outras questões da vida cotidiana, tudo em um só lugar”, destacou.

Renata também reforçou o desejo de que o mutirão chegue a mais regiões. “A vontade, como servidora pública, é ver esse tipo de ação se ampliando cada vez mais”, afirmou. Ela contou ainda que a preparação da equipe começou dias antes do evento. “Desde a semana passada organizamos os materiais e equipamentos para que o atendimento fosse feito com todo carinho, disposição e comprometimento que cada cidadão e cidadã merece.”

Atendimento rápido, prático e humanizado

Natural de Minas Gerais, o aposentado Alexandre Brageolli, de 44 anos, vive em situação de rua há dois anos e conseguiu recuperar todos os seus documentos perdidos através do Pop Rua. “Soube do evento por um conhecido e fiquei aliviado por ter sido muito bem atendido. Além de ter conseguido meus documentos, também recebi roupa, comida, cobertor, remédio e até cortei o cabelo. Estou me sentindo bonito, renovado, como se tivesse nascido de novo”, contou.

O escritor Olívio Basaglia Júnior, de 61 anos, também aproveitou o mutirão para resolver pendências antigas. “Há anos eu não encontrava meu título e nem sabia se ele ainda era válido. Em poucos minutos, a equipe da Justiça Eleitoral resolveu meu problema. Agora estou em dia com meus documentos e muito feliz com o atendimento”, relatou.

Já Luiz Carlos Virgínio, de 58 anos, que coletou a biometria e saiu com o título eleitoral em mãos, celebrou o atendimento e a praticidade do mutirão. “Tudo foi muito rápido e gratuito”, afirmou.

Sobre o Pop Rua

O Pop Rua Jud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criada pela Resolução nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Essa ação é realizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em parceria com diversas entidades e órgãos públicos.

A primeira edição do Mutirão Pop Rua, realizada em outubro de 2023, prestou mais de 2.600 atendimentos a 800 pessoas. Já a segunda edição superou a marca de 2.500 atendimentos em justiça, saúde, cidadania e assistência, beneficiando 523 pessoas.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido