TRE-SP inaugura estúdio de gravação voltado para produções audiovisuais
Sala ambientada para captação de áudio e vídeo será ferramenta da Justiça Eleitoral paulista no combate à desinformação

Foi inaugurado nesta quinta-feira (31) o estúdio de gravação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), instalado em sua sede, na Bela Vista, centro da capital. O espaço, gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), possui equipamentos e sala ambientada para captação de áudio e vídeo que serão ferramentas da Justiça Eleitoral paulista no combate à desinformação.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, falou sobre os benefícios que o equipamento trará para os serviços de comunicação eleitoral da instituição. "Estamos criando, aqui, uma forma de nos comunicarmos melhor com a sociedade, com os nossos eleitores; de transmitir as nossas ideias, informações, deixar o eleitor bem informado. É uma grande conquista", pontuou o presidente.
O diretor-geral, Claucio Corrêa, destacou a possibilidade de outras produções no espaço. "Seremos capazes de produzir cursos de ensino a distância para capacitação dos servidores e rodas de conversa. O TRE de São Paulo pode se orgulhar de dizer que possui um estúdio onde serão fomentados, com certeza, inúmeros produtos."
Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, a juíza assessora da presidência Fernanda Colombini, o diretor-geral Claucio Corrêa, o secretário de Comunicação Social, Vitor Amaral, e outros secretários e gestores das unidades responsáveis pelo projeto.
Vitor Amaral falou, durante a cerimônia, sobre o processo de desenvolvimento do espaço, com a instalação de equipamentos, como câmeras robóticas, TV, microfones condensadores, utilizados em gravações de podcast, e teleprompter. Ele exaltou o trabalho dos profissionais – servidores e terceirizados – envolvidos na operação dos dispositivos técnicos.
"Há todo um grande trabalho para a realização desse espaço. O estúdio tem uma configuração de videocast, estrutura que está sendo muito utilizada no ambiente da comunicação digital", afirmou o secretário.
Vitor relembrou, ainda, que o estúdio já foi utilizado para produções do Tribunal. As primeiras gravações aconteceram em abril deste ano, com a produção de videocasts para a série "Diálogos Transformadores", iniciativa que tem como objetivo debater temáticas relacionadas aos direitos humanos. Os episódios estão disponíveis no canal do TRE-SP no YouTube.
A cerimônia de inauguração foi finalizada com a gravação de um vídeo simbólico do presidente do Tribunal. "É um momento muito importante. Estamos inaugurando a sala de audiovisual do TRE-SP. Esse é um meio ágil pelo qual nós poderemos nos comunicar melhor com a sociedade paulista. O equipamento terá uma utilidade extrema para todas as funções desta Corte", concluiu o presidente.