Escola do TSE e Enfam oferecem curso de aperfeiçoamento de magistrados para atuação como juízes eleitorais

As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda (4) e vão até 22 de agosto

Foto: Luiz Roberto/TSE - Cerimônia de assinatura de acordo entre a EJE/TSE e a Enfam para a real...

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) assinaram edital de chamamento para a realização do Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral. A iniciativa é destinada a magistradas e magistrados que exercem ou pretendem exercer as funções de juíza ou juiz eleitoral.  

O documento foi assinado em cerimônia realizada nesta quarta-feira (30), no TSE, pela presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, pelo diretor da EJE/TSE, ministro Cristiano Zanin, e pelo diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves. A formação terá início em setembro, e as inscrições estarão abertas de 4 a 22 de agosto. 

“Estamos oferecendo um aperfeiçoamento aos magistrados que vão atuar como juízes eleitorais, especialmente a partir de 2026. É uma tentativa nossa de oferecer melhores condições para os juízes e, portanto, para o eleitorado, com uma jurisdição mais especializada, principalmente considerando as novidades tecnológicas que podem ser utilizadas pelos candidatos e eleitores. Convido os juízes a participarem”, disse a ministra Cármen Lúcia, na ocasião. 

A parceria entre as duas Escolas visa à realização de ações educacionais de formação e de aperfeiçoamento conjuntas e efetivas, que contribuam para a eficiência da magistratura brasileira, principalmente quanto à atualização e ao aperfeiçoamento de magistradas e magistrados na área. 

Foto: Luiz Roberto/TSE - Cerimônia de assinatura de acordo entre a EJE/TSE e a Enfam para a real...

Na opinião do ministro Benedito Gonçalves, o maior ganho dessa parceria será para o eleitor. “Teremos juízes mais bem qualificados. A Escola Nacional se sente honrada com o convite, cumprindo essa missão constitucional de aprimoramento dos juízes e que fortalece a democracia, porque o eleitor será mais bem atendido”, destacou. 

Aprimoramento 

Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral terá 120 horas de atividades, distribuídas em quatro módulos:  

  • Direito Eleitoral em Ambiente Digital  
  • Cidadania, Inclusão e Diversidade no Processo Eleitoral  
  • Temas de Direito Eleitoral  
  • Atos Gerais, Segurança e Tecnologia das Eleições  

As aulas serão na modalidade presencial e assíncrona, pelas plataformas EaD da EJE/TSE e da Enfam, sem ônus de matrícula e mensalidade. 

Acesse a íntegra do edital de chamamento. 


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido