Nova edição da Redesp é publicada

Publicação homenageia o desembargador Silmar Fernandes, que se despediu nesta terça (16) da Presidência do TRE-SP

Lançamento da 17ª edição da Redesp

Nesta terça (16), após a última sessão plenária presidida pelo desembargador Silmar Fernandes, ocorreu o lançamento da nova edição da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (Redesp). O periódico está no seu 17º número e conta com a colaboração de 23 autores, dentre eles, a desembargadora Claudia Fanucchi, e o jurista Diogo Rais, atuais juízes substitutos na Corte do TRE-SP.

A publicação traz, ainda, textos assinados pelo desembargador ex-presidente do TRE-SP no biênio 2020-2021, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, pelo ex- ministro do TSE, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, e pelo ministro do STJ e ex-membro do TSE, Benedito Gonçalves, além de artigo de Guilherme Carnio, servidor da 265ª ZE - Ribeirão Preto.

Em atendimento à deliberação do Conselho da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), a última edição do ano da revista, quando preparada ao final de cada biênio, é feita em homenagem à saída do presidente em exercício, o que foi salientado no discurso de Richard Pae Kim, juiz e editor-chefe da Redesp.

“O lançamento desta edição é um momento oportuno para celebrarmos não apenas o avanço do debate acadêmico sobre o sistema eleitoral brasileiro, mas também para homenagear uma autoridade que personifica o compromisso com a democracia, a justiça e a liderança, o desembargador Silmar Fernandes”, destacou Pae Kim.

O juiz, ao final de seu discurso, reconheceu também outras servidoras e servidores que contribuíram com a preparação do atual número da revista. “Esta edição da Redesp não apenas enriquece o debate científico e jurídico, mas homenageia uma jornada marcada pela sabedoria e compromisso com a democracia. Agradecemos, pois, a cada uma das autoras, dos autores, às avaliadoras e aos avaliadores, e às servidoras e aos servidores da EJEP. Sem sua dedicação, a revista não alcançaria a excelência que atingimos hoje, inclusive reconhecida pela CAPES”, conclui o editor-chefe.

Fala do presidente

Ao final do lançamento, o desembargador Silmar Fernandes agradeceu as homenagens recebidas e reforçou o compromisso do Tribunal com a transmissão do conhecimento acadêmico e teórico, mencionando a longa tradição de publicações da Corte desde meados do século passado, até chegar ao formato atual da revista. Ainda, elogiou o empenho de seu editor-chefe.

“Esse é o fruto do seu trabalho, doutor Richard [Pae Kim], meus parabéns. São nove anos consecutivos de trabalho dedicado a fomentar a produção e a expansão do conhecimento na área do direito constitucional, eleitoral, partidário e também da ciência política. A revista oferece um espaço para a análise e para o debate sobre temas relevantes para a Justiça Eleitoral, enquanto instituição e sobre o direito aqui praticado”, destacou o presidente.

Temas

A 17ª edição traz 12 artigos, além de prefácio assinado pelo desembargador José Antonio Encinas Manfré, conta com textos divididos em grupos temáticos distintos. Uma parte é focada no aspecto da desinformação e das mídias, com ênfase na necessidade de uma regulamentação segura das mídias sociais sem que se perca de vista o princípio da anterioridade eleitoral.

Outro grupo temático é dedicado à estrutura do sistema eleitoral, com discussões sobre representatividade, integridade eleitoral, proporcionalidade e segurança jurídica. De acordo com apresentação da edição, assinada pelo editor-chefe e pela diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral Paulista e juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini, a abordagem desses temas é imprescindível para a compreensão do modo como se organizam e se manifestam os dispositivos contidos na Constituição e nas regras infraconstitucionais.

Por fim, os demais textos são consagrados à análise e compreensão de experiências históricas ocorridas de 1933-6, no início do governo Vargas, período no qual surgiram “novas configurações políticas e institucionais em nosso país a trazer os primeiros avanços na era moderna para o sistema político brasileiro”, realça o texto de apresentação.

Artigos da 17ª edição

  • Democracia e Integridade Eleitoral no Estado Constitucional Brasileiro

  • Mandato Coletivo: Inovação Democrática ou Risco à Representatividade?

  • Eleições e Fake News: Desinformação, Influência sobre a Opinião Pública e Prejuízo à Democracia

  • A Concentração de Poderes da Justiça Eleitoral Brasileira como Desafio Regulatório de Manifestações Políticas na Internet

  • Segurança Jurídica em Matéria Eleitoral: Desafios no Paradigma dos Princípios

  • Atuação da Justiça Eleitoral em São Paulo: Estudo de Caso do Parecer da Procuradoria nas Eleições de 1934

  • Redes Sociais e Eleições: a Meta e a Propaganda Eleitoral nas Urnas de 2022

  • Partidos e Competição Eleitoral na Segunda República: uma Análise das Eleições (1933-1936) em São Paulo

  • A Tutela dos Direitos Políticos como Corolário dos Direitos Fundamentais: desafios contemporâneos no enfrentamento à desinformação Eleitoral no Brasil

  • A (Des)necessidade de Desincompatibilização do Pretenso Candidato que Mantém Contrato Administrativo com o Ente Público: o Dilema das Cláusulas Uniformes

  • Thresholds Eleitorais e a Proporcionalidade na Representação Política

  • Análise Jurídica do Recém-Criado Requerimento de Declaração de Elegibilidade e sua Compatibilidade com o também novo Art. 26-D Da Lei Complementar N. 64/90

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.