Projeto do TRE-SP sobre gestão de pessoas é premiado em seminário nacional para administração pública
Dinâmica com chefes de cartórios, realizada no 4ª Encontro da Justiça Eleitoral Paulista, foi reconhecida em evento nacional sobre governança no setor público

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP) recebeu o Prêmio Boas Práticas em Gestão de Pessoas por Desenvolvimento e Engajamento de Lideranças. A premiação foi entregue, na terça (19), durante o 3º Seminário de Governança em Gestão de Pessoas para Administração Pública, realizado em Foz do Iguaçu (PR). O projeto premiado foi uma dinâmica com chefes de cartórios eleitorais coordenada pela Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições do Tribunal, no último Encontro da Justiça Eleitoral Paulista.
A coordenadora de Gestão de Eleições do Tribunal, Luna Chino, explica que a dinâmica surgiu em 2023, como forma de aproximar os cartórios eleitorais, com a troca de experiências e boas práticas de gestão, visando a resolução de problemas em comum. A iniciativa foi elaborada com base no design thinking, metodologia que busca entender as necessidades de determinado grupo e abordar os problemas para encontrar soluções alternativas.
Já em 2025, foi criada uma comissão para definir o funcionamento dessas dinâmicas, procurando chegar à raiz dos problemas trazidos pelos participantes. A primeira etapa se baseou em reuniões on-line entre o Conselho de Representantes dos Cartórios Eleitorais (CRCE), facilitadores da Secretaria do TRE-SP e os chefes de cartórios.
“A gente abriu uma chamada para os cartórios participarem. Além dos integrantes do CRCE, a ideia era ter pelo menos mais 16 representantes de cartório, e que fosse um de cada núcleo, para que a gente pudesse se aprofundar no problema com representatividade”, conta a servidora. As reuniões renderam conteúdo suficiente para a realização de mais um encontro, além de oferecer importantes mapeamentos sobre os cartórios e suas atividades.
Na sequência, os participantes foram divididos em dois grupos, abordando tópicos distintos, mas ambos chegaram à mesma questão fundamental, relacionada à redução da sobrecarga dos chefes de cartório, para focar na gestão e inovação. Os grupos puderam deliberar sobre o tema e interagir de forma presencial no 4º Encontro da Justiça Eleitoral Paulista, em maio. O encontro foi fonte de diversas ideias, que, na sequência, se tornarão testes e protótipos no Tribunal. “Esse projeto vai ter vários frutos, a partir do trabalhos dos cartórios eleitorais”, conclui.
Conselho de representantes dos cartórios
O Conselho de Representantes dos Cartórios Eleitorais (CRCE) foi criado por meio da Portaria TRE-SP nº 53/2018 para discutir as demandas das serventias eleitorais, propor projetos, promover a integração das unidades com a secretaria do Tribunal, entre outras atividades. O CRCE é composto por oito chefes de cartório eleitos pelo voto direto entre os servidores de cada um dos oito núcleos de zonas eleitorais do estado.
Prêmio estimula boas práticas na gestão de pessoas
Os vencedores do Prêmio Boas Práticas em Gestão de Pessoas por Desenvolvimento e Engajamento de Lideranças receberam troféus e suas práticas serão divulgadas em publicação especial. O 3º Seminário de Governança em Gestão de Pessoas para Administração Pública foi organizado pela InfocoRH, empresa especializada em gestão de recursos humanos na administração pública. A premiação realizada durante o evento visa reconhecer, divulgar e incentivar iniciativas inovadoras, sustentáveis e alinhadas às melhores práticas de governança pública na área de gestão de pessoas.