Dia Internacional da Juventude incentiva participação das novas gerações no processo eleitoral

Data instituída pela ONU é celebrada neste 12 de agosto; jovens com idade entre 15 e 17 anos correspondem a quase 25% dos pedidos de título em São Paulo em 2025

Cartórios eleitorais estão abertos em janeiro para a emissão do documento de forma gratuita; cer...

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude é celebrado nesta terça, 12 de agosto, para incentivar o engajamento dos jovens na construção de um futuro melhor. Este ano, o tema escolhido para marcar a data busca estimular ações locais da juventude para o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 metas da ONU para assegurar um mundo mais justo. Nesse cenário, a participação ativa dos jovens nas decisões da comunidade é vista como potencial para transformar o planeta. No Brasil, o crescente protagonismo da juventude nas eleições evidencia a importância do processo democrático e a preocupação com a escolha dos representantes políticos do país. 

A Resolução nº 23.659 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite, desde 2021, que adolescentes a partir dos 15 anos tirem o título no país. No entanto, só podem votar, de forma facultativa, aqueles que tenham completado 16 anos até o dia do 1º turno, conforme a Constituição Federal.

Jovens que querem votar já nas eleições de 2026 podem se dirigir a qualquer cartório eleitoral do estado para solicitar o documento. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 11h às 17h. O procedimento para emissão do título inclui a coleta das digitais (biometria), utilizadas para liberar a urna eletrônica no dia da votação. 

Antes de comparecer a um cartório, é necessário fazer agendamento prévio para escolher data e horário do atendimento presencial. No cartório, é preciso apresentar documento de identificação, como RG, carteira de trabalho ou passaporte, e comprovante de residência recente em nome do solicitante ou de seus pais. São aceitos, entre outros, contas de luz, água ou telefone. Concluído o procedimento com sucesso, o título impresso poderá ser entregue ao solicitante. Posteriormente, o documento também pode ser baixado pelo aplicativo e-Título.

Jovens somam quase 25% dos pedidos de título no estado

Cerca de 170 mil jovens com idade entre 16 e 17 anos estavam cadastrados para votar nas eleições de 2024 no estado de São Paulo. Já de janeiro até o fim de julho deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) registrou aproximadamente 820 mil atendimentos a eleitoras e eleitores no estado, sendo quase 335 mil alistamentos, que é a emissão do título eleitoral pela primeira vez. Cerca de 80 mil desses documentos corresponderam a solicitações feitas por jovens de 15 a 17 anos, 23% do total.

O prazo para solicitar o título se encerra em 6 de maio do próximo ano. Conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o cadastro eleitoral fecha dentro dos 150 dias anteriores à data da votação, que, em 2026, ocorre em 4 de outubro. A legislação prevê o fechamento do cadastro para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base num número determinado de eleitores e eleitoras aptos a votar. No próximo pleito, estarão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Data surgiu em 1999 para engajar juventude

De acordo com a ONU, o Dia Internacional da Juventude surgiu para “promover o engajamento dos jovens e celebrar suas contribuições para a sociedade, o desenvolvimento e a paz”. A data 12 de agosto foi instituída em 1999 por meio da Resolução 54/120 da Assembleia Geral da organização, que aprovou uma recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada um ano antes em Lisboa. O objetivo é promover uma maior sensibilização para o Programa Mundial de Ação para a Juventude da ONU.

O tema de 2025, “Ações Locais da Juventude para os ODS e Além”, enfatiza o papel transformador dos jovens na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Plano Estratégico Institucional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) 2021-2026, que pode ser consultado nesta página, foi elaborado em consonância com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido