TRE-SP inaugura retrato de seu ex-presidente desembargador Nuevo Campos

Desembargador comandou a Justiça Eleitoral paulista no biênio 2020/2021

Desembargador comandou a Justiça Eleitoral paulista no biênio 2020/2021
Desembargadores Devienne Ferraz, Silmar Fernandes e Nuevo Campos no momento do descerramento do retrato

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inaugurou, nesta terça-feira (10), o retrato do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, presidente da Corte no biênio 2020/2021. O quadro de Nuevo Campos é o 47º da Galeria de Presidentes, que existe desde 1932, ano da criação do Tribunal. 

O vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, representando o presidente, desembargador Paulo Galizia, abriu a cerimônia destacando a grande contribuição do magistrado em seus oito anos de atuação na Corte. “O único magistrado na história do TRE-SP a cumprir integralmente dois biênios como juiz e dois biênios como desembargador”, afirmou o vice-presidente.

“Como juiz, participou de 1.480 sessões de julgamento, depois como desembargador presidiu 404 sessões. Enquanto foi juiz titular, proferiu 402 decisões monocráticas e assinou 1.986 acórdãos como relator. Na condição de desembargador substituto, proferiu 17 monocráticas e relatou 33 acórdãos. Como vice-presidente e corregedor da casa, 933 decisões monocráticas e 954 acórdãos. Na presidência, foram 549 despachos de admissibilidade. No total foram 4.883 decisões proferidas neste Tribunal. Números grandiosos. A Justiça Eleitoral paulista lhe deve muito”, ressaltou. 

Em seu discurso, o desembargador Nuevo Campos, acompanhado de sua esposa, Dra. Maria Sílvia, e familiares, saudou os presentes e expressou sua alegria pela homenagem. Segundo o magistrado, a passagem pelo TRE-SP “foi uma realização pessoal e funcional inestimável”. Salientou também as dificuldades enfrentadas nas eleições de 2018 e 2020 com os ataques sofridos pela Justiça Eleitoral, motivados pela desinformação.

Desembargador comandou a Justiça Eleitoral paulista no biênio 2020/2021
Desembargador Nuevo Campos discursa na cerimônia

“Foi um compromisso que assumi comigo mesmo: sempre que estivesse falando da Justiça Eleitoral faria uma defesa intransigente da lisura do sistema eletrônico de votação e do processo eleitoral. Quem passa por aqui fica cativado e impressionado com o trabalho da instituição e se torna um defensor da Justiça Eleitoral.” 

De acordo com o desembargador, as críticas de quem procura desacreditar a Justiça Eleitoral são respondidas pelos fatos. Em 2018 houve a maior renovação do Congresso Nacional desde a Constituição de 1988, com muitos políticos tradicionais não conseguindo se eleger e pessoas muito jovens conseguindo a eleição. Em 2020, o atraso na totalização dos resultados permitiu que, em muitas cidades pequenas, os candidatos a prefeito realizassem a soma dos boletins de urna e chegassem ao resultado antes da divulgação oficial da Justiça Eleitoral. Os vencedores comemoraram antes do fim da totalização, não havendo divergência em nenhum municípios do Brasil.    

O retrato do desembargador Nuevo Campos foi pintado pelo artista plástico Biaggio Mazzeo, responsável pela pintura de retratos de presidentes do Tribunal desde 1955.   

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Mair Anafe, os ex-presidentes do TRE–SP, desembargadores Carlos Eduardo Cauduro Padin e Mário Devienne Ferraz, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Orlando Eduardo Geraldi, a procuradora regional eleitoral de São Paulo, Paula Bajer, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo, Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo, a juíza assessora da Presidência, Denise Indig Pinheiro, a juíza assessora da Corregedoria, Fernanda Colombini, a diretora-geral substituta, Regina Rufino, magistrados do TJSP, juízes e ex-juízes da Corte, entre outras autoridades.

Biografia

Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior iniciou sua carreira na magistratura no ano de 1983. Foi juiz substituto nas comarcas de Presidente Prudente e Jaboticabal e titular das comarcas de Cananéia, Pereira Barreto e Guarulhos. Exerceu também o cargo de juiz auxiliar da Capital e, em 1999, tornou-se juiz substituto em segundo grau de São Paulo. Em 2009, foi promovido ao cargo de desembargador.

Foi ainda presidente da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados do Estado de São Paulo e da 10ª Câmara Criminal Extraordinária do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP).

Na Justiça Eleitoral, o magistrado atuou como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) durante os biênios de 2005/2007 e 2007/2009. Exerceu as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral (2018/2019) e a presidência no biênio 2020/2021.

1/ Galeria de imagens


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Twitter | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido