Ouvidoria do TRE-SP publica relatório anual de gestão
Canais de atendimento obtiveram bons resultados em pesquisas de satisfação dos usuários

No ano passado, a Ouvidoria do TRE-SP atendeu 2.232 chamados, entre solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. O órgão é também responsável pela central de atendimento telefônico do Tribunal, cujo objetivo é sanar dúvidas de eleitoras e eleitores sobre os serviços da Justiça Eleitoral paulista. Foram atendidas 127.911 ligações e, em 103.863 delas, a unidade de resposta audível (URA) satisfez a necessidade do usuário, sem a intervenção de um atendente.
Esses dados constam do Relatório de Gestão da Ouvidoria — Exercício 2022, aprovado nesta terça-feira (14) em sessão plenária. O documento consiste numa prestação de contas do desempenho da Ouvidoria. É possível conferir a íntegra do relatório no site do TRE-SP.
Além dos números de atendimentos, o relatório traz também resultados das pesquisas de satisfação dos usuários. Vale destacar os altos índices de aprovação obtidos nos diferentes canais de atendimento da Ouvidoria, como 94% na central de atendimento telefônico.
A Ouvidoria do TRE-SP é dirigida pelo primeiro suplente na classe de desembargador, entre aqueles indicados pelo Tribunal de Justiça para compor a Corte Eleitoral. O atual ocupante do cargo é o desembargador José Antonio Encinas Manfré.
Dia do Ouvidor
No dia 16 de março comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor. A data faz referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995, e foi instituída em 2012 pela Lei 12.632. De acordo com o desembargador Manfré, a data é uma excelente oportunidade para destacar a importância das ouvidorias para o aprimoramento dos serviços prestados pelas instituições, sejam públicas ou privadas, já que “funcionam como a principal porta de entrada das pessoas às atividades desempenhadas pela organização”.
Solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios podem ser enviados via formulário eletrônico e formulário impresso, disponível nos cartórios eleitorais. Para o esclarecimento de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a central de atendimento telefônico pelo número 148.
Para saber mais sobre serviços, acesse a página da Ouvidoria do TRE-SP.
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