Aplicativo e-Título libera novos serviços e conferência biométrica facial pelo celular

Eleitor agora pode pagar multas via Pix e gerar histórico de justificativa e versão do título para impressão; mais de 10,9 milhões já baixaram a ferramenta em São Paulo

Em um fundo cinza há um celular com o aplicativo do E-título aberto. Na parte de cima da aba há ...

Quem utiliza oaplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, tem acesso a novos serviços na palma da mão. Uma atualização disponibilizada este mês passou a permitir que usuárias e usuários paguem multas via Pix e emitam o histórico de justificativa de forma mais rápida. É possível, ainda, baixar um arquivo do título para impressão e fazer a conferência biométrica facial para liberar a foto na tela. Mais de 10,9 milhões de pessoas já baixaram a aplicação no estado de São Paulo.

Aqueles que têm a foto exibida pelo aplicativo podem votar sem necessidade de apresentar outro documento de identificação oficial com foto. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a conferência biométrica facial passou por testes iniciais em 2022 e está sendo aprimorada para as Eleições 2024. Para ter acesso às novas funcionalidades do e-Título é preciso fazer o reconhecimento facial.

“A metodologia garante que, durante a emissão do e-Título, haja a conferência biométrica facial para permitir a prestação de serviços que antes só poderiam ser acessados presencialmente no cartório eleitoral. Vale ressaltar que a foto do e-Título só estará disponível para quem passar na validação biométrica facial”, informou o TSE em comunicado.

Além do pagamento via Pix, a ferramenta continua disponibilizando a geração do boleto bancário (Guia de Recolhimento da União — GRU) para quitação de multas decorrentes de ausência às urnas. No entanto, com a utilização do Pix, a baixa da pendência ocorre de forma mais rápida.

Eleitor agora pode pagar multas via Pix e gerar histórico de justificativa e versão do título pa...

O histórico de justificativas eleitorais reúne a lista dos pleitos em que a eleitora ou o eleitor estiveram ausentes, disponibilizando os respectivos comprovantes. Além disso, é possível gerar a versão impressa do documento (modelo tradicional sem foto), que pode ser salva em formato PDF para facilitar o compartilhamento via redes sociais ou e-mail.

Emissão de certidões e mesário voluntário

Entre outras funcionalidades, o e-Título já havia liberado ao público a emissão de certidão de quitação eleitoral, declaração de “nada consta” na esfera criminal eleitoral e certificado de trabalho eleitoral, no caso dos convocados para integrar as mesas receptoras de voto. Pela ferramenta, as pessoas podem também consultar o local de votação e se cadastrar noPrograma Mesário Voluntário.

O e-Título foi lançado em 2017 como alternativa ao documento impresso. Pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformasiOS eAndroid por pessoas com título regular ou suspenso. Caso esteja com o título cancelado, não será possível acessar o e-Título. Nesse caso, a eleitora ou o eleitor deve primeiro solicitar revisão de dados ou transferência de domicílio noTítulo Net e regularizar sua situação. O aplicativo ainda dispõe de ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikTok @trespjus

Inscreva-se no nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido