Programa Justiça 4.0 promove transformação digital do Poder Judiciário
Novas tecnologias tornam a Justiça mais eficiente, eficaz e acessível ao cidadão

O Programa Justiça 4.0 está em implantação nos órgãos do Poder Judiciário desde janeiro de 2021. A iniciativa tem o objetivo de promover a transformação digital da Justiça brasileira, tornando seus serviços mais eficientes, eficazes e acessíveis às cidadãs e aos cidadãos por meio de inteligência artificial, automação da gestão processual nos tribunais e otimização dos recursos humanos e materiais, reduzindo despesas orçamentárias e fomentando a produtividade dos servidores.
O programa tem quatro eixos: inovação e tecnologia, prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos, fortalecimento de capacidades institucionais, gestão de informação e políticas judiciárias.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-SP tem participado do desenvolvimento e uso colaborativo dos produtos, projetos e serviços do Programa Justiça 4.0, a exemplo do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Além disso, tem conduzido os trabalhos de implementação, no âmbito da Justiça Eleitoral paulista, das ferramentas que compõem o programa, a exemplo do Balcão Virtual, o Juízo 100% Digital e da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).
O Justiça 4.0 é desenvolvido em parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), apoiada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Imprensa@tre-sp.jus.br