Jovens da Fundação CASA recebem TRE-SP para palestra sobre o processo eleitoral
Iniciativa contou com votação simulada em urna eletrônica e distribuição do e-book Jovem Eleitor

Nesta quinta-feira (14), o TRE-SP realizou palestra sobre temas relacionados ao processo eleitoral para 21 adolescentes no CAIP Ruth Pistori, unidade da Fundação CASA destinada ao atendimento feminino. A iniciativa, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), faz parte do programa Jovem Eleitor e também contou com votação simulada em urna eletrônica.
A palestra abordou direitos sociais e políticos, como o direito de votar e ser votado, cidadania, as funções da Justiça Eleitoral, o funcionamento e segurança da urna eletrônica e desinformação. Em sua apresentação, o servidor do TRE-SP Elizaldo Veríssimo da Silva destacou que “A cidadania é um direito, mas também é um dever. É preciso cuidar para que esse direito não se perca”.
As jovens fizeram perguntas sobre a importância do voto e receberam exemplares impressos do e-book Jovem Eleitor, que traz informações sobre os cargos em disputa nas eleições, ordem de votação, combate à desinformação e funcionamento da urna eletrônica. A ação foi encerrada com a votação simulada em urna eletrônica, na qual as jovens puderam conhecer na prática todas as etapas do exercício do voto: emissão da zerésima, inscrição no terminal do mesário, digitação do voto na urna e emissão do Boletim de Urna com o resultado da votação. “Como nunca votei, aprendi como é a votação e estou ansiosa para votar”, disse a adolescente interna.
“É importante que a Justiça Eleitoral se faça presente nessas instituições porque essas pessoas precisam ter a consciência de que nós estamos dispostos a atender nosso cidadão, a buscar essa aproximação, para levar esclarecimentos sobre o nosso trabalho, tornar o processo eleitoral mais transparente e, principalmente, mostrar a importância da nossa democracia”, analisa a coordenadora da EJEP, Vanessa Diniz.




Em 2022, foram alistados 1983 adolescentes em internação e internação provisória na Fundação CASA em todo o estado de São Paulo, com idades entre 16 e 20 anos. De acordo com a Resolução TSE 23.996/2021, adolescentes em internação podem votar em seções eleitorais dentro de unidades da Fundação CASA que cumprirem os requisitos para instalação. “Todas [as adolescentes] que quiseram, a gente fez o processo para tirarem o título de eleitor. Percebemos, de outras eleições para essa, que os jovens estão mais interessados”, comentou a diretora do CAIP Ruth Pistori, Eunice Francisca Meni dos Santos.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus