TRE-SP reúne representantes de 393 zonas eleitorais do estado em evento sobre as Eleições 2022
Encontro foi realizado na capital paulista e durou dois dias

O TRE-SP realizou o evento “Abertura das Eleições 2022”, no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista, nos dias 31 de março e 1º de abril, com a participação de representantes das 393 zonas eleitorais do estado. Gestores do TRE e do TSE apresentaram diversas diretrizes para as Eleições 2022. O presidente do TRE-SP, des. Paulo Galizia, abriu o encontro ressaltando os desafios para o ano eleitoral e a sua disponibilidade à frente da instituição, declarando-se “mais que um chefe, um aliado”.
Os destaques do primeiro dia foram as palestras sobre segurança cibernética e desinformação. O secretário de tecnologia da informação do TSE, Júlio Valente, foi categórico ao dizer que “nenhum ataque cibernético pode mudar o resultado das urnas e interferir na legitimidade do processo eleitoral”.
O coordenador de tecnologia eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, apresentou a Urna Eletrônica 2020, modelo a ser utilizado pela primeira vez nas Eleições 2022. Entre as novidades, destacou que a UE2020 tem processamento 18 vezes mais rápido que a sua versão anterior, UE2015, e que é capaz de apontar possíveis problemas de hardware que venham a ocorrer. São Paulo recebeu 40 mil urnas do novo modelo.



Sobre o combate à desinformação, o assessor Frederico Alvim, apresentou o PROFI - Programa de fortalecimento Institucional e o Programa de Combate à Desinformação, desenvolvidos com foco nas eleições 2022. Segundo Alvim, o fortalecimento interno da Justiça Eleitoral é de extrema importância para o combate à desinformação. “É mais efetivo combater desinformação na ponta, num diálogo interpessoal”, disse.
Segundo dia
O segundo dia do “Abertura das Eleições 2022” iniciou-se com palestras sobre Planejamento Estratégico Institucional do TRE-SP 2021-2026, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade. Também foi apresentado o Programa Integrado de Penas e Medidas Alternativas, uma parceria que seleciona apenados de todo o estado para prestar serviços à comunidade nos cartórios eleitorais.
Uma das novidades em destaque para 2022 atende a uma demanda da Organização dos Estados Americanos (OEA) para que fossem incluídos eleitoralmente pessoas pertencentes a populações de aldeias indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades remanescentes. Nesse sentido, o TRE criou o Projeto de Inclusão Eleitoral, cujo objetivo é facilitar o exercício do voto para cidadãos dessas comunidades.
Também foram destacados o número de atendimentos realizados pelos canais de atendimento do TRE-SP em 2021. Foram 107.916 solicitações atendidas por telefone; e outras 1427 demandas atreladas à Lei de Acesso à Informação.