JE Connect será usado em mais de 80 cidades paulistas
Sistema agiliza totalização dos votos

Nestas eleições, a Justiça Eleitoral de São Paulo utilizará o sistema JE Connect para transmissão de resultados em 80 cidades, entre elas em São Paulo. Na capital, as zonas que farão uso da ferramenta são: 3ª (Santa Ifigênia), 258ª (Indianópolis), 350ª (Sapopemba), 371ª (Grajaú) e 381ª (Parelheiros).
O JE Connect é uma tecnologia que viabiliza a transmissão do boletim de urna diretamente de alguns locais de votação, garantindo agilidade na totalização dos votos, sem comprometimento da segurança.
Como funciona
Após os trâmites de encerramento da votação, inicia-se a transmissão dos resultados daquele local diretamente para o TRE.
Tudo é feito por meio de um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, e a conexão utiliza uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados.
Com o JE Connect, ganha-se muita agilidade na apuração dos votos, pois o acesso à mídia com dados das urnas é feito diretamente no local de votação, sem precisar ser levada ao cartório eleitoral.
Histórico
No pleito de 2014, o TRE-SP adotou o JE Connect, em caráter experimental, em 10 municípios, e todos os participantes tiveram ganho de performance na apuração dos resultados.
Em 2016, foram 48 cidades e em 2018, 58.
Para as Eleições 2020, o estabelecimento das 82 cidades consta da Res. TRE 508/2020.