Aplicativo garante acesso a serviços para pessoas com deficiência auditiva
App é resultado de parceria entre TRE e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Com o objetivo de possibilitar o adequado atendimento e orientação aos eleitores surdos ou com deficiência auditiva, de modo a garantir os direitos de cidadania, a Justiça Eleitoral Paulista assinou Acordo de Cooperação com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo – SMPED. O resultado foi a disponibilização ao TRE-SP do aplicativo “Cil – SMPED”, desenvolvido pela Secretaria, por meio da Central de Intermediação em Libras (Cil).
O aplicativo oferece um serviço de mediação na comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e o intérprete em tempo real, por meio de videochamada, podendo ser acessado gratuitamente por celulares, smartphones e tablets Android ou IOS.
Para as Eleições 2020, esse aplicativo teve acesso exclusivo para o TRE e ficou disponível para a capital no primeiro turno de votação, durante 24 horas, para uso diretamente pelos eleitores. Buscando facilitar a identificação do serviço pelo eleitor, no aplicativo Cil - SMPED foi incluído o logo do TRE – Eleições 2020, e esteve disponível para acesso pelos eleitores e apoios logísticos, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, dia do pleito.
Para os que não baixaram o aplicativo no celular, foi possível acessar o website do serviço da Central de Intermediação em Libras (Cil), para realização de chamada rápida. A fim de facilitar o acesso via website, foi disponibilizado aos cartórios eleitorais da capital cartaz para a divulgação nos locais de votação, contendo o QR Code para acesso diretamente ao website do serviço da Cil.
Além disso, devido à pandemia, foi incluído no menu Novidades do app Cil-SMPED vídeo do Tribunal Superior Eleitoral, contendo dicas para o dia da votação, com orientações sobre o protocolo de segurança contra a Covid-19.
Para o segundo turno de votação, em 29 de novembro, o serviço do aplicativo e o atendimento via website também estarão disponíveis para a capital.
Programa de acessibilidade
O Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral mantém projeto para cadastramento de colaboradores com conhecimento em Libras para auxiliar nas eleições. O objetivo é remover barreiras de comunicação e permitir o adequado atendimento e orientação aos eleitores surdos ou com deficiência auditiva, de modo a garantir os direitos de cidadania.