Santa Gertrudes (SP) e outros municípios da região de Rio Claro farão revisão do eleitorado
A partir de 10 de abril, os quase 17 mil eleitores do município de Santa Gertrudes deverão obrigatoriamente comparecer à 245ª Zona Eleitoral em Rio Claro para que seus dados sejam revisados e sejam coletadas as suas digitais.
A partir de 10 de abril, os quase 17 mil eleitores do município de Santa Gertrudes deverão obrigatoriamente comparecer à 245ª Zona Eleitoral em Rio Claro para que seus dados sejam revisados e sejam coletadas as suas digitais. O cartório eleitoral fica na rua 14, 521, bairro Consolação. O horário de atendimento é das 12 às 18h, de segunda a sexta-feira.
A revisão do eleitorado com captação biométrica acontece ainda em outros municípios da região que pertencem à 245ª ZE. Os votantes de Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Analândia também deverão comprovar o domicílio eleitoral a partir de quarta-feira. No total 41.350 cidadãos terão seus dados cadastrais revistos.
O prazo termina dia 28 de fevereiro de 2014 em Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna e Corumbataí. Já em Analândia, o recadastramento acaba em 28 de março de 2014.
Para a revisão do cadastro, o eleitor deve levar documento de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência emitido entre abril de 2012 e janeiro de 2013. O cidadão será fotografado, terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos e a assinatura. Os eleitores que não comparecerem terão o título cancelado.
Sem o documento o eleitor não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.
Desde 2009, a Justiça Eleitoral realiza gradativamente o recadastramento biométrico nos municípios de São Paulo. Nuporanga foi, em 2010, o primeiro município paulista a ter eleições biométricas. Em 2012, Sales de Oliveira, Itupeva e Jundiaí também utilizaram as novas urnas com identificação dos eleitores pelas digitais. São mais de 300 mil paulistas que já experimentaram a segurança oferecida pela biometria.
Estão previstas ainda para 2013 as revisões, com a incorporação de dados biométricos, dos eleitorados de Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra Embu das Artes e Louveira.
Vinhedo, que passa atualmente por recadastramento, Louveira, Analândia e Águas de São Pedro já tinham solicitação para a revisão de seu eleitorado, então aproveita-se a oportunidade para a captação das digitais dos eleitores. Os outros municípios reúnem a estrutura necessária técnica e pessoal para a implantação da nova tecnologia.