Ibaté e Tabatinga têm nova eleição para prefeito no próximo domingo

Os eleitores dos municípios de Ibaté e Tabatinga voltarão às urnas no próximo domingo (6) para elegerem seus prefeitos e vice-prefeitos

TRE-GO realiza eleição suplementar em Goiatuba

Os eleitores dos municípios de Ibaté e Tabatinga voltarão às urnas no próximo domingo (6) para elegerem seus prefeitos e vice-prefeitos. Em Ibaté, os candidatos que obtiveram o maior número de votos para prefeito e vice tiveram seus registros cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) porque teriam realizado propaganda institucional em período vedado e cometido abuso de poder político e econômico. O TRE cassou, por compra de votos, os diplomas de prefeito e vice eleitos em Tabatinga.

No domingo, os eleitores de Ibaté escolherão entre a coligação Voltar para Crescer (PRB / PMDB / PSDB), representada pelos candidatos Lucieni Spilla Ferrari, a Lu Spílla, para prefeita, e Nelson dos Santos Hercoli para vice e a coligação Por Uma Ibaté de Todos Nós (PP / PT / PTB / PSC / PR / DEM / PRTB / PV), encabeçada por Orlando Trevisan Junior e João Siqueira Júnior, candidatos a prefeito e vice respectivamente.

Em Tabatinga, a disputa ocorre entre a coligação Do Povo para o Povo (PTB / PV / PP / PRP / PMDB)  com Mariângela Marquesi Costa Roque concorrendo à prefeitura e Ángélica Giovana do Carmo Prata à vice-prefeitura e a coligação Renovando Compromisso com Tabatinga (PRB / PDT / PSC / PPS / DEM / PSDB / PSD) com Rafael Jacob Camargo e Mariângela Aravéquia Arakawa para prefeito e vice-prefeita.

Eleições anuladas

A maioria dos eleitores de Ibaté, município da região central do Estado, votou, em outubro de 2012, em Alessandro Magno de Melo Rosa para prefeito e em Horácio Carmo Sanchez para vice, mas os candidatos tiveram os registros cassados. Os motivos da cassação são: condutas vedadas a agente público, com a realização de propaganda institucional em período vedado e excesso de gastos com publicidade institucional, além de abuso de poder econômico e político. Como a votação atingiu mais de 50% dos votos válidos, o caso resulta em nova eleição ( Código Eleitoral , art. 224).

Já na cidade de Tabatinga, também na região central do Estado, Valter Valentim Camargo e Ângelo Roberto Tolari foram eleitos em outubro de 2012, mas tiveram seus diplomas cassados por compra de votos realizada durante a campanha eleitoral. Assim como em Ibaté, eles receberam mais da metade dos votos válidos, o que gera nova eleição.

Na sessão de hoje, os juízes do Tribunal concederam medida liminar para deferir os registros de candidatura dos envolvidos na eleição do próximo domingo. À exceção de Trevisan Junior, três dos quatro candidatos estavam com o registro indeferido em primeiro grau. Com a decisão provisória dada hoje na corte, todos concorrem com deferimento às condições de elegibilidade. A análise do recurso contra os indeferimentos será feita em momento posterior.

No Estado de São Paulo, outros nove municípios tiveram que realizar nova eleição para prefeito em 2013. São eles: Coronel Macedo, Eldorado e Fernão, que decidiram a votação no dia 7 de abril ( leia aqui ), Cananéia e General Salgado, que tiveram novas eleições no dia 2 de junho ( leia aqui ), Osvaldo Cruz, Itaí, Boa Esperança do Sul e Pedrinhas Paulista, que levaram os eleitores novamente às urnas no dia 4 de agosto ( leia aqui ).

Município Nova Eleição Motivo Causa Eleitores
Boa Esperança do Sul 4 de agosto Registro cassado Condutas vedadas a agente público em campanha eleitoral 10.240
Cananéia 2 de junho Registro cassado ou indeferido Ficha Limpa 10.237
Coronel Macedo 7 de abril Registro indeferido Ficha Limpa 4.413
Eldorado 7 de abril Registro indeferido Falta de domicílio eleitoral e filiação partidária 11.916
Fernão 7 deabril Registro indeferido Ficha Limpa 1.574
General Salgado 2 de junho Registro cassado ou indeferido Ficha Limpa 8.476
I baté 6 de outubro Registros cassados Condutas vedadas a agente público: propaganda institucional em período vedado e excesso de gastos com publicidade institucional; abuso de poder econômico e político 23.773
Itaí 4 de agosto Registro cassado Uso indevido dos meios de comunicação em campanha eleitoral 16.800
Osvaldo Cruz 4 de agosto Registro cassado ou indeferido Ficha Limpa 24.392
Pedrinhas Paulista 4 de agosto Registro cassado ou indeferido Ficha Limpa 2.827
Tabatinga 6 de outubro Diplomas cassados Compra de votos 11.669

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido