Central de Atendimento Biométrico em Vinhedo (SP) será inaugurada quarta-feira

Com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Alceu Penteado Navarro, será inaugurada, na próxima quarta-feira, dia 13, às 14 horas, a Central de Atendimento Biométrico no município de Vinhedo.

Com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Alceu Penteado Navarro, será inaugurada, na próxima quarta-feira, dia 13, às 14 horas, a Central de Atendimento Biométrico no município de Vinhedo. Também estarão presentes a juíza Camila Rodrigues Borges de Azevedo, da 345ª Zona Eleitoral de Vinhedo, responsável pelos trabalhos revisionais, o procurador eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva, o prefeito de Vinhedo, Milton Álvaro Serafim e outras autoridades locais. A Central fica no Centro Cultural, rua Monteiro de Barros, esquina com a rua Jundiaí, centro.

A partir de quinta-feira (14) os mais de 50 mil eleitores do município deverão obrigatoriamente comparecer à Central de Atendimento para que seus dados sejam revisados e também sejam coletadas as suas digitais. Para evitar transtornos, o eleitor deverá agendar sua revisão. Basta acessar o site do TRE, clicar no banner “Recadastramento Biométrico” e agendar. Quem quiser pode fazer o agendamento na própria Central. O horário de atendimento será das 8h30 às 17horas, de segunda a sexta-feira

Documentos

O eleitor de Vinhedo, depois de agendado o atendimento, deve levar documento de identificação, título eleitoral e comprovante de residência emitido entre março e dezembro de 2012. Ele será fotografado e terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos. O prazo para o recadastramento termina dia 30 de agosto. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já a revisão para evitar as filas que normalmente se formam no final do prazo.

Quem não comparecer terá o título cancelado. Sem o documento, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

Para atender a estimativa de revisão de 400 eleitores por dia, a Central conta com 11 kits biométricos (escâner para captura das digitais e câmera acoplada a um miniestúdio fotográfico) e 22 servidores envolvidos diretamente com a tarefa, metade deles cedida pela Prefeitura graças a um convênio firmado entre a União, por intermédio do TRE, e a administração municipal, que também providenciou o espaço da Central.

Nas eleições gerais de 2014, todos os eleitores da cidade serão identificados por meio das impressões digitas.

Exposição memória eleitoral

Quem comparecer ao Centro Cultural Central, durante o período da revisão, poderá apreciar a exposição “Palácio da Justiça, berço do TRE”. Organizada pelo Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) do TRE-SP, a exposição aborda o nascimento da Justiça Eleitoral que, no Estado de São Paulo, teve a sua primeira sede no Palácio da Justiça. Estarão expostas maquete e imagens de sedes da Justiça Eleitoral, fotos de personagens e momentos da história político-eleitoral paulista e brasileira, além de títulos eleitorais de desde a época do império e urnas de votação. Os visitantes também poderão assistir ao vídeo, cedido pela TV Bandeirantes, do histórico debate de 1982 entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Mediado pelo jornalista Joelmir Beting, o debate traz Jânio Quadros, Lula, Rogê Ferreira, Reynaldo de Barros e Franco Montoro em acalorados confrontos.

Revisão do eleitorado e biometria

Vinhedo foi escolhida para o recadastramento biométrico porque já iria passar por revisão do eleitorado. Os eleitores teriam que obrigatoriamente comprovar o domicílio no município. Desde 2007, por iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproveita-se a revisão para captar as digitais dos eleitores.

Outros 10 municípios paulistas deverão passar por revisão do eleitorado esse ano. Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Louveira, São Pedro, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra também terão seus eleitores identificados pelas digitais. Os votantes dos municípios de Nupuranga, Sales Oliveria Itupeva e Jundiaí já experimentaram a segurança na identificação oferecida pela biometria. Atualmente no Estado de São Paulo, incluindo a capital que, no entanto, não faz recadastramento obrigatório, são quase 600 mil eleitores recadastrados pela biometria.

No Brasil, segundo dados do TSE, já foram recadastrados, com captação de dados biométricos, 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios. Para as eleições de 2014, a expectativa do TSE é de que 22,2 milhões de eleitores utilizem a urna com identificação biométrica. A meta para que todo o eleitorado brasileiro esteja identificado pelas digitais é 2018.

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido