Revisão do eleitorado de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra começa segunda-feira

Os cerca de 32.700 eleitores de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra deverão obrigatoriamente comparecer, a partir de segunda-feira (27), ao posto de atendimento eleitoral de São Pedro, na rua Malaquias Guerra, 900, centro, para que seus dados sejam revisados.

Os cerca de 32.700 eleitores de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra deverão obrigatoriamente comparecer, a partir de segunda-feira (27), ao posto de atendimento de São Pedro, na rua Malaquias Guerra, 900, centro, para que seus dados sejam revisados. Para evitar transtornos, o eleitor poderá agendar sua revisão. Basta acessar o site do TRE, clicar no banner “Recadastramento Biométrico” e agendar. O horário de atendimento do posto será das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

O eleitor, depois de agendado o atendimento, deve levar documento de identificação e comprovante de residência emitido entre maio 2012 e fevereiro de 2013. Ele será fotografado e terá captadas as impressões digitais e a assinatura. O prazo para o recadastramento termina dia 28 de fevereiro de 2014. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já a revisão para evitar as filas que normalmente se formam no final do prazo.

Quem não comparecer terá o título cancelado. Sem o documento, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

Para atender a estimativa de revisão de 170 eleitores em média por dia, o posto de atendimento conta com cinco kits biométricos (escâner para captura das digitais e câmera acoplada a um miniestúdio fotográfico) e oito funcionários envolvidos diretamente com a tarefa, seis deles cedidos pelas prefeituras graças a um convênio firmado entre a União, por intermédio do TRE, e as administrações municipais. O espaço do posto foi cedido pelo governo do Estado.

Revisão do eleitorado e biometria

Desde 2007, por iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproveita-se a revisão do eleitorado para captar as digitais dos eleitores. A urna eletrônica com identificação biométrica é mais uma ferramenta de segurança adotada pela Justiça Eleitoral eliminando a tentativa de um eleitor votar por outro, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.

Os eleitores dos municípios de Nupuranga, Sales Oliveira, Itupeva e Jundiaí já experimentaram a segurança na identificação oferecida pela biometria. Nas eleições do ano que vem, outros 11 municípios paulistas farão uso da biometria: Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Louveira, Vinhedo, São Pedro, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra.

A expectativa do TSE é de que mais de 23 milhões de eleitores utilizem a urna com identificação biométrica em 2014 e, até o final desta década, todo o eleitorado brasileiro esteja identificado pelas digitais.

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido