São Paulo lidera ranking de emissões de e-Título
Em todo o Brasil, mais de 100 mil eleitores já emitiram o título pela via eletrônica, sendo 30 mil no Estado de São Paulo

Pouco mais de um mês após o seu lançamento, o e-Título soma 108.904 emissões em todo o País. Entre os Estados, São Paulo lidera o ranking de eleitores: 30.547 pessoas já emitiram o seu título pela via eletrônica, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desses, 23.076 mil já realizaram o cadastramento biométrico.
Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar em seu tablet ou smartphone o aplicativo do e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível na App Store e no Google Play. Após, deve inserir os seguintes dados pessoais: número do título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Assim, o e-Título será validado e liberado. Uma vez acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor. A novidade foi uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A estatística de emissão significa que, além de realizar o download do aplicativo, o eleitor já inseriu os seus dados e visualizou o título no modo eletrônico. O e-Título só pode ser emitido por aqueles que já foram alistados na Justiça Eleitoral.
Facilidades ao eleitor
A versão digital do título tem novidades em relação à via tradicional, impressa. O documento conta com informações sobre a regularidade da situação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e o endereço do local de votação, apresentando ainda um mapa com geolocalização. Representa, portanto, uma grande praticidade ao eleitor, com informações imediatas sobre sua zona e seção eleitorais.
Para os cidadãos que já participaram da biometria, o documento exibe também a foto do eleitor. Por fim, está disponível um QR Code para a validação na zona eleitoral.
O e-Título oferece uma alternativa sustentável à emissão de títulos eleitorais em papel, que continua sendo realizada nos cartórios e demais postos de atendimento. A Justiça Eleitoral prevê ainda impactos financeiros positivos, com a redução dos custos na emissão de segundas vias dos títulos extraviados, em suprimentos de impressora, na aquisição de equipamentos para a impressão dos documentos e no consumo de energia.
Confira o ranking de emissão do e-Título por Estados (até 11/01):
São Paulo: 30.547
Bahia: 10.408
Rio de Janeiro: 8.443
Minas Gerais: 7.614
Paraná: 4.840
Total: 108.904
Siga nosso twitter oficial: @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook: www.facebook.com/tresp.oficial
Agora também no YouTube: trespjusbr