Central 148 do TRE-SP atende média de 80 ligações por dia para tirar dúvidas de eleitores
Serviço recebeu mais de 9,7 mil chamadas de janeiro a abril; maioria busca informações sobre emissão e regularização do título, que também estão disponíveis no atendimento on-line

A Central de Atendimento ao Eleitor (número 148) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) atendeu mais 9.700 chamadas telefônicas de janeiro até abril, uma média de 80 ligações recebidas por dia. As principais dúvidas são sobre alistamento (emissão do título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e agendamento para atendimento presencial nos cartórios.
Do total de chamadas, mais de 4.100, o equivalente a 42%, foram solucionadas no contato entre o eleitor e a Unidade de Resposta Audível (URA). O sistema automatizado atende as ligações e interage com a pessoa por meio de menus de voz, oferecendo opções de atendimento ou autoatendimento. Os principais assuntos tratados na ferramenta automática estão relacionados a alistamento, justificativa de ausência às urnas, débitos eleitorais, endereços de zonas eleitorais e emissão de certidões. As demais ligações foram encaminhadas aos atendentes.
Em 2024, ano de eleições municipais, o serviço registrou 53.839 atendimentos telefônicos, média de 4.486 chamadas todos os meses.
Além da Central de Atendimento, eventuais dúvidas sobre os serviços eleitorais podem ser esclarecidas na internet, na página de Autoatendimento da Justiça Eleitoral. É possível consultar a situação do título (opção 7), solicitar a emissão do documento (opção 1) e requerer correção de dados ou transferência para votar em outro município (opção 3).
Por meio do atendimento remoto, a pessoa ainda pode solicitar certidões ou pagar multas por ausência às urnas. Eleitoras e eleitores que deixaram de votar em três turnos consecutivos devem regularizar o título até 19 de maio para evitar que o documento seja cancelado. Quem estiver nessa situação pode ser atendido presencialmente em qualquer cartório, independentemente da zona eleitoral à qual seu título está vinculado (encontre o cartório mais próximo de sua residência). O atendimento ao público nas unidades é feito de segunda a sexta, das 11h às 17h. É necessário fazer prévio agendamento antes de comparecer ao cartório.
Atendimento 24h todos os dias
Já a Unidade de Resposta Audível (URA) da Central 148 do TRE-SP está disponível ao público 24 horas, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. Por esse telefone também é possível falar com atendentes de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.
A Central de Atendimento ao Eleitor é administrada pela Ouvidoria do TRE-SP, que atua na garantia de direitos do eleitorado e no aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral paulista. A Ouvidoria ainda recebe reclamações, elogios, sugestões e denúncias, além de pedidos de informação com base na Lei de Acesso à Informação — LAI (Lei nº 12.527/2011) e na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — LGPD (Lei nº 13.709/2018).
Além do telefone 148, o contato do eleitorado com a Ouvidoria do Tribunal pode ser feito pelo número (11) 3130-2100, por meio de formulários eletrônicos desta página, pelo e-mail ouvidoria@tre-sp.jus.br ou ainda presencialmente, na Rua Francisca Miquelina, 123, 6º andar, sala 609, edifício Brigadeiro. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 12h às 18h, exceto feriados.