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Tribunal Regional Eleitoral - SP

Secretaria de Gestão da Informação e Documental

Coordenadoria De Gestão Da Informação

Seção de Legislação

PORTARIA Nº 333, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2022.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO a Instrução Normativa nº 84, de 22/4/2020, e a Decisão Normativa nº 198, de 23/3/2022, ambas do Tribunal de Contas da União;

CONSIDERANDO as várias providências, com prazos legalmente fixados, que deverão ser tomadas em decorrência da instrução do Relatório de Gestão - exercício 2022;

CONSIDERANDO a necessidade de coordenar as atividades das diferentes unidades da secretaria do Tribunal no atendimento aos prazos estabelecidos;

RESOLVE:

Art. 1º  Estabelecer o cronograma de providências a cargo das diversas unidades do TRE-SP, constante do Anexo I, para instrução do Relatório de Gestão referente ao exercício 2022.

Art. 2º  Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

PAULO SÉRGIO BRANT DE CARVALHO GALIZIA

PRESIDENTE

ANEXO I - Cronograma para elaboração do Relatório de Gestão/2022 

Limite de prazos

 

Unidade da Secretaria

 

PROVIDÊNCIAS

 

7/12/2022

 

Todas as Unidades Encaminhar para relatoriodegestao@tre-sp.jus.br

Indicação de projetos, ações e iniciativas realizadas e concluídas pela área em 2022 e que possam ser consideradas relevantes para o alcance dos macrodesafios do PEI 2021-2026 bem como assuntos que afetam, de maneira significativa, a capacidade de o TRE-SP alcançar seus objetivos de geração de valor no curto, médio e longo prazos para a definição da materialidade.

 

12/12/2022

 

COGEST

Reunião para determinação da materialidade das informações a serem inseridas no relato integrado a partir dos projetos, das ações e das iniciativas informadas pelas áreas e considerando os seguintes pontos:

a)  identificação de temas capazes de afetar a geração de valor (relevantes);

b)  avaliação do seu impacto;

c)  priorização dos temas;

d)  determinação das informações a serem divulgadas.

31/01/2023

Todas as Unidades

Prazo limite para lançamento, no ICD, dos insumos dos
indicadores de desempenho do PEI 2021-2026 e dos Planos Táticos 2021-2023 (Res. TRE-SP nº 546/2021
alterada pelas Res. TRE-SP nº 582/2022, Res. TRE-SP
nº 605/2022 bem como Portaria TRE-SP 143/2021)

10/02/2023

SEPLAN

(Encaminhar para o e-mail:relatoriodegestao@tre-sp.jus.br)

1) Visão geral organizacional e ambiente externo O objetivo do capítulo é apresentar as informações que identificam o TRE/SP (missão e visão), a estrutura organizacional e de governança, o ambiente externo em que atua e o modelo de negócios.

Conteúdo

·         Identificação da UPC e Declaração da sua missão e visão;

·         Principais normas direcionadoras de sua atuação, com links de acesso;

·         Estrutura organizacional e de governança a (conselhos ou comitês de governança, mecanismos de supervisão, liderança, estratégia e comunicação com partes interessadas, entre outros que visam à boa governança);

·         Modelo de negócios, abrangendo insumos, atividades, produtos, impactos;

·         Descrição dos principais processos de trabalho e produtos que contribuem para alcance dos resultados e para a geração de valor, apoiada, sempre que possível, em um diagrama de cadeia de valor;

·         Informações sobre contratos de gestão firmados e de que forma são integrados no valor gerado pela organização;

·         Relação com o ambiente externo e com os destinatários dos bens e serviços produzidos pela organização.

Forma recomendada

·         Máximo 5 páginas;

Fundamentalmente, este elemento de conteúdo deve responder às perguntas:

1. O que é a organização, o que faz e quais são as circunstâncias em que atua?

2. Qual o modelo de negócios da organização?

3. Como a organização determina os temas a serem incluídos no relatório integrado e como são quantificados ou avaliados?

10/02/2023

SEPLAN

(Encaminhar para o e-mail: relatoriodegestao@tre-sp.jus.br)

2) Governança, estratégia e desempenho O objetivo do capítulo apresentar informações sobre como o TRE/SP planeja o cumprimento da sua missão, abrangendo valor a ser gerado e beneficiários(as) a serem atendidos, com apresentação dos principais objetivos estratégicos estabelecidos, avaliação sobre como a estrutura de governança apoia o cumprimento dos objetivos estratégicos, especialmente sobre poder decisório e articulação institucional, assim como relacionamento com a sociedade e partes interessadas, apresentar os indicadores e as metas de desempenho definidos para o exercício, sua vinculação aos objetivos estratégicos, à missão do TRE/SP, bem como os resultados alcançados no exercício de referência em face dos objetivos  estabelecidos e às prioridades da gestão

Conteúdo

a. como a unidade planejou o cumprimento da sua missão;

a. planejamento de recursos necessários para o alcance dos objetivos;

a. principais programas, projetos e iniciativas, com demonstração dos recursos;

a. avaliação sobre como a estrutura de governança apoia o cumprimento dos objetivos estratégicos;

b. mecanismos, ações e atividades implementadas e determinadas pela alta administração e pelas unidades de contexto da UPC para garantir a legalidade, a economicidade, a eficiência, a eficácia e a legitimidade de atos, processos e procedimentos da organização;

c. manifestação das medidas adotadas em relação aos indicadores de governança e gestão.

Forma recomendada

·         Máximo 5 páginas;

·         Mapa estratégico;

·         Figura da governança (v. Referencial Básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração, Versão 2, TCU, pág. 28);

·         Infográfico para resultados do relacionamento com a sociedade.

10/02/2023

SEPLAN

(Encaminhar para o e-mail:relatoriodegestao@tre-sp.jus.br)

3) Riscos, oportunidades e perspectivas

Avaliação dos riscos que possam comprometer o

atingimento dos objetivos estratégicos e dos controles

implementados para mitigação desses riscos, abordando

pelo menos:

1. quais são os principais riscos específicos identificados

que podem afetar a capacidade de a UPC alcançar seus

objetivos e como a UPC lida com essas questões;

2. quais são as principais oportunidades identificadas

que podem aumentar a capacidade de a UPC atingir

seus objetivos e as respectivas ações para aproveitá-las;

3. as fontes específicas de riscos e oportunidades, que

podem ser internas, externas ou, normalmente, uma

combinação das duas;

4. avaliação, pela UPC, da probabilidade de que o risco

ou a oportunidade ocorram e a magnitude de seu efeito,

caso isso aconteça, levando em consideração, inclusive,

as circunstâncias específicas que levariam à ocorrência

do risco ou da oportunidade.

Forma recomendada

·         Máximo 5 páginas;

·         Explicação sobre tipos de riscos: inserir tipos de risco

da Política de GR;

·         Os principais riscos e oportunidades devem ser

ilustrados mediante recursos gráficos, como uma matriz

de riscos e oportunidades, bem como associados às

medidas específicas tomadas para minimizar ou

gerenciar os riscos e gerar valor a partir das

oportunidades. Com fundamento nesse contexto de

riscos e oportunidades, incluir os desafios e as

incertezas que a UPC provavelmente enfrentará ao

perseguir seu planejamento estratégico (perspectiva) e

as potenciais implicações para seu modelo de negócios

e desempenho futuro.

10/02/2023

SEPLAN

(Encaminhar para o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.

jus.br)

4) Resultados e desempenho da gestão

O objetivo do capítulo é demonstrar quais foram as

metas e as realizações em relação à missão institucional

e aos objetivos estratégicos finalísticos, bem como

sintetizar as principais perspectivas para os próximos

anos.

Conteúdo

·         Cada objetivo estratégico/cadeia de valor deve ser

abordado em seção específica, abrangendo:

1. Problema a ser tratado pelo objetivo estratégico

/cadeia de valor;

2. Visão geral sobre a cadeia de valor;

3. Prioridades estabelecidas no exercício para

atingimento das metas relativas à cadeia de valor;

4. Principais ações, projetos e programas da cadeia de

valor, especificando relevância; valores aplicados,

resultados e impactos;

5. Riscos e outros fatores que influenciaram a cadeia de

valor;

6. Principais resultados, progresso em relação à meta

estabelecida e impacto observado, com uso de

indicadores (indicadores de desempenho quantificados e

alinhados aos objetivos estratégicos);

7. Causas/impedimentos para o alcance dos objetivos e

medidas tomadas para enfrentamento (justificativas para

o resultado e monitoramento de metas não alcançadas);

8. Desafios remanescentes e próximos passos.

[Incluir os desafios e incertezas que a UPC

provavelmente enfrentará ao perseguir o seu

planejamento estratégico (perspectiva) e potenciais

implicações para o seu modelo de negócios (ou cadeia

de valor) e desempenho futuro].

A discussão das potenciais implicações, inclusive para o

desempenho futuro, normalmente inclui o ambiente

externo, bem como riscos, com uma análise de como

estes podem afetar a realização dos objetivos

estratégicos.

Forma recomendada

·         Máximo 30 páginas;

·         Diagrama simples e fluxo narrativo lógico com

formato padrão para todas as cadeias de valor;

·         Gráficos dos principais indicadores, contendo as

metas e os resultados atingidos;

·         Diagrama ou infográfico para resultados qualitativos;

·         Quadro/infográfico com os principais desafios e

incertezas.

10/02/2023

COUVEx (encaminhar para

o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.

jus.br)

5) Demonstrativo das estatísticas de atendimentos aos

cidadãos.

10/02/2023

SECOM

(encaminhar para o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.

jus.br)

6) Mensagem do Diretor-Geral

Mensagem do Diretor-Geral contendo um resumo da

gestão e das atividades desenvolvidas com relação aos

objetivos estratégicos e das alocações de recursos,

governança e resultados alcançados.

Conteúdo

a) principais ações realizadas;

b) desafios e oportunidades;

c) resultados obtidos;

d) conformidade com a legislação que rege a UPC;

e) determinação da materialidade das informações

Forma recomendada

Máximo 2 páginas;

Infográfico com os principais números do resultado da

gestão;

Foto do Diretor-Geral.

 10/02/2023

SAM

STI

SGP

SOF

SGS

(encaminhar para o e-mail:
relatoriodegestao@tre-sp.
jus.br)

7) Alocação de recursos

O objetivo do capítulo é demonstrar como foram

gerenciados os recursos orçamentários, humanos,

tecnológicos e outros, sob o ponto de vista da eficiência

e da conformidade.

Conteúdo

·         Declaração dos titulares das secretarias responsáveis

1. objetivos estratégicos das áreas de gestão da UPC;

2. estratégia e metas de implementação dos objetivos;

3. principais ações realizadas, incluindo os contratos de

serviços significativos e os investimentos de capital.

Quanto a estes, a avaliação do seu custo-benefício e o

impacto sobre os objetivos;

4. desafios e oportunidades;

5. conformidade com a legislação que rege a UPC;

6. confiabilidade das informações prestadas;

7. determinação da materialidade das informações

·         Demonstração da eficiência e da conformidade legal

de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o

alcance dos resultados da UPC no exercício:

1. Gestão orçamentária e financeira (SOF):

1. Perfil do gasto: evolução dos últimos anos da

execução orçamentária da despesa por função e/ou

unidade orçamentária (empenhada, liquidada e paga);

detalhamento das despesas por grupo e elemento de

despesa; execução orçamentária dos principais

programas/projetos/ações;

2. Discussão do desempenho atual em comparação com

o desempenho esperado/orçado, com uma análise de

tendências;

3. Explicações sobre variações do resultado, com uma

reflexão justa e compreensível sobre o desempenho

financeiro, consistente com as demonstrações

financeiras subjacentes;

4. Principais metas não alcançadas, principais desafios,

ações e perspectivas para os próximos exercícios.

2. Gestão de pessoas (SGP):

1. Conformidade legal: principais normas internas e

mecanismos de controle adotados na gestão da folha de

pagamentos e na gestão de pessoas.

2. Avaliação da força de trabalho: distribuição por áreas

e/ou subunidades ou unidades vinculadas; principais

categorias.

3. Estratégia de recrutamento e alocação de pessoas,

situação de servidores(as) com condições de

aposentadoria;

4. Detalhamento da despesa de pessoal (ativo, inativo e

pensionista), evolução dos últimos anos e justificativa

para o aumento/a diminuição.

5. Estratégia de valorização por desempenho e

levantamento de necessidades de treinamento;

estratégias para alavancar o desempenho e a eficiência,

sistemas/ferramentas de apoio, trabalho remoto,

valorização do ambiente e das condições de trabalho, etc.

6. Principais metas não alcançadas, principais desafios,

ações e perspectivas para os próximos exercícios.

3. Gestão de licitações e contratos (SAM):

1. Conformidade legal: principais normas internas e

mecanismos de controle e prevenção de irregularidades

ou falhas utilizados.

2. Resumo dos valores de contratações classificadas

pelos principais tipos de serviço ou bens, bem como com

a indicação das áreas da organização favorecidas com a

aquisição;

3. Contratações mais relevantes, sua associação aos

objetivos estratégicos e justificativas para essas

contratações;

4. Contratações diretas: participação nos processos de

contratação, principais tipos e justificativas para

realização;

5. Principais metas não alcançadas, principais desafios,

ações e perspectivas para os próximos exercícios.

4. Gestão patrimonial e infraestrutura (SGS e SAM):

1. Conformidade legal: principais normas internas e

mecanismos de controle e prevenção de falhas e

irregularidades.

2. Principais investimentos de capital (infraestrutura e

equipamentos), avaliação do seu custo-benefício e

impacto sobre os objetivos estratégicos;

3. Desfazimento de ativos;

4. Locações de imóveis e equipamentos;

5. Mudanças e desmobilizações relevantes;

6. Principais desafios e ações futuras.

5. Gestão da tecnologia da informação (STI):

1. Conformidade legal;

2. Modelo de governança de TI;

3. Montante de recursos aplicados em TI;

4. Contratações mais relevantes de recursos de TI;

5. Principais iniciativas (sistemas e projetos) e

resultados na área de TI por cadeia de valor;

6. Segurança da informação;

7. Principais metas não alcançadas, principais desafios,

ações e perspectivas para os próximos exercícios.

6. Gestão de custos (SOF):

1. Conformidade legal (art. 50, §3º da Lei Complementar

101, de 4 de maio de 2000, e Portaria STN 157

março de 2011);

2. Estimativa de custos por área de atuação,

demonstrando a distribuição dos recursos consumidos

entre as áreas finalísticas e de suporte;

3. Estimativa de custos por programa governamental,

demonstrando em que medida eles se relacionam com o

alcance da missão institucional da UPC e contribuem

para ele;

4. Principais desafios e ações futuras para alocação

mais eficiente de recursos e melhoria da qualidade dos

gastos públicos.

Forma recomendada

·         Declaração do gestor responsável, máximo 2

páginas, com foto e assinatura dos responsáveis;

·         Demonstração da eficiência e da conformidade legal

das áreas relevantes da gestão que contribuíram para o

alcance dos resultados da UPC: máximo 15 páginas e

uso intensivo de infográficos.

10/02/2023

SEPLAN/COAIS

SAM

SGS

(encaminhar para o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.

jus.br)

8. Sustentabilidade ambiental (SAM, SGS e SEPLAN

/COAIS):

1. Critérios de sustentabilidade nas contratações e

aquisições;

2. Ações para redução do consumo de recursos naturais;

3. Redução de resíduos poluentes.

10/02/2023

SOF

SAI

(encaminhar para o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.

jus.br)

9) Informações orçamentárias, financeiras e contábeis

Evidenciação da situação e do desempenho financeiro,

orçamentário e patrimonial da gestão no exercício por

meio de demonstrações resumidas de valores relevantes

extraídos das demonstrações financeiras e das notas

explicativas. A evidenciação deve contemplar as

principais unidades que compõem a UPC, de forma

individual e agrupada, de acordo com a materialidade e a

relevância para os resultados do conjunto. As

informações devem abranger:

a) resumo da situação financeira contábil da UPC

(saldos das principais contas e/ou grupos de contas,

resultados, receitas e despesas) e da evolução no

exercício de referência e em comparação com o último

exercício;

b) principais fatos contábeis, contas ou grupos de

contas, saldos e ocorrências relativos à atuação e à

situação financeira da UPC no exercício;

c) avaliação dos custos operacionais e resultados

financeiros e não financeiros da UPC com base na

evolução da situação contábil refletida no balanço, na

demonstração de resultados e nas notas explicativas;

d) normas legais e técnicas adotadas nas atividades

orçamentárias, financeiras e contábeis da UPC e

mecanismos adotados pela alta administração e pelos

responsáveis pela contabilidade para controle e garantia

da confiabilidade, da regularidade e da completude e

abrangência dos lançamentos e procedimentos

contábeis da organização;

informações acerca do setor de contabilidade da UPC

(estrutura, composição, competências,

responsabilidades, nomes, cargos e período de atuação

dos responsáveis pela contabilidade);

indicações de locais ou endereços eletrônicos em que

balanços, demonstrações e notas explicativas estão

publicadas e/ou podem ser acessadas em sua íntegra.

10/02/2023

SAM

SGS

SGP

STI

(encaminhar para o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.jus.br)

10) Providências adotadas para atender às deliberações

exaradas em Acórdãos do TCU, contemplando as

determinações e recomendações atendidas e pendentes

de cumprimento.

10/02/2023

CRE

SGP

(encaminhar para o e-mail:

relatoriodegestao@tre-sp.jus.br)

11) Informações sobre a atuação e as principais

constatações feitas pela instância ou área de correição,

relatando os fatos apurados ou em apuração pelas

comissões de inquérito em processos administrativos

disciplinares com o intuito de apurar dano ao erário,

fraudes ou corrupção.

15/02/2023

COGEST

12) Reunião para tratar da aprovação das minutas dos

relatórios das unidades.

Observação: As Unidades envolvidas deverão trazer o

material prévio de sua responsabilidade para a reunião.

15/02/2023

COGEST

13) Encaminhar à SECOM a minuta do Relatório de

Gestão/2022 para editoração final, e para elaborar a

mensagem do dirigente máximo da unidade.

02/03/2023

SEPLAN

14) Encaminhar à SAI a minuta do relatório de gestão

/2022 para leitura e eventual manifestação em caso de

divergência relevante nas demonstrações contábeis ou

conforme informações obtidas na auditoria de contas

(NBC TA 720).

14/03/2023

SECOM

15) Mensagem do dirigente máximo da unidade

Apresentação, em forma de tabelas e gráficos, dos

principais resultados alcançados, incluindo aqueles que

indiquem o grau de alcance das metas fixadas nos

planos da organização, considerando os objetivos

estratégicos e de curto prazo, bem como as prioridades

da gestão [UPC em números], que estão mais bem

detalhados no corpo do relatório.

A mensagem do dirigente deve conter o reconhecimento

de sua responsabilidade por assegurar a integridade

(fidedignidade, precisão e completude) do relatório de

gestão.

Declaração de integridade do relato integrado e ao

alinhamento do relatório de gestão à estrutura da

Decisão Normativa TCU nº 198, de 23/03/2022 e quanto

à integração das informações e quanto à aplicação do

pensamento coletivo na preparação e na apresentação

do relatório integrado.

Forma recomendada

Máximo 2 páginas;

Infográfico com os principais números do resultado da

gestão;

Foto do dirigente máximo da unidade;

Assinatura do dirigente máximo da unidade.

17/03/2023

SECOM

16) Reunião para aprovação pelo COGEST do Relatório

de Gestão/2022

21/03/2023

COGEST

17) Submeter o Relatório de Gestão/2022 consolidado

para a Diretoria-Geral e Presidência.

30/03/2023

DG

18) Encaminhar à SOF o Relatório de Gestão/2022 para

publicação no sítio oficial do TRE-SP, em seção

específica com chamada na página inicial sob o título

"Transparência e prestação de contas"

31/03/2023

SOF

19) Data limite para publicar o Relatório de Gestão do

exercício de 2022 no sítio do TRE-SP

Este texto não substitui o publicado no DJE-TRE-SP nº 276, de 10.11.2022, p. 3-12.

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