Eleições que contagiam

Eleições que contagiam - Colégio Presbiteriano Mackenzie

Enquanto pesquisas constatam um clima de desânimo e desinteresse no eleitor brasileiro, estudantes do ensino fundamental do Colégio Mackenzie de São Paulo dão uma aula de cidadania. Eles vivenciaram um processo eleitoral completo que resultou na diplomação dos alunos eleitos, nesta quinta-feira (30), no auditório Ruy Barbosa, na Universidade Mackenzie.

As eleições foram resultado de um projeto da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) que envolveu desde a preparação das urnas eletrônicas com as informações dos candidatos e eleitores até o treinamento de mesários, votação, e, por fim, a diplomação. Na cerimônia de entrega dos diplomas, o Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), parabenizou o envolvimento dos alunos, ressaltando a importância de se "vivenciar todo o processo eleitoral, inclusive no que se refere a preparação das eleições”.

Também segundo o professor de história Ricardo Peres, o projeto foi um sucesso. “Desde o início, tudo foi muito bem aceito por todos. Não imaginávamos que teríamos uma participação tão expressiva. Praticamente metade dos alunos se candidataram e até tivemos que realizar as prévias”.

Pedro Valim e Amanda Gargalaca, ambos do 9º ano do ensino fundamental, foram os escolhidos para ocuparem assento no conselho gestor do Colégio. “Eles realmente poderão expor as suas ideias e compartilhar as preocupações dos colegas perante o conselho”, afirmou o professor Ricardo.

Durante o processo eleitoral, os sete alunos candidatos precisaram elaborar propostas relacionadas à cantina, recreio, projetos sociais e um tema livre à escolha de cada chapa. Houve período para campanha e inclusive foi realizado um debate eleitoral. No total, foram quase 800 alunos impactados pela atividade. 

Vanessa Nigres Diniz, secretária da EJEP, destacou que a iniciativa é um projeto piloto. “Essa é a primeira oportunidade em que realizamos um trabalho dessa grandeza, simulando grande parte das etapas de um processo eleitoral. No entanto, já estamos em tratativas com a Secretaria da Educação do Estado e temos a expectativa de implantar a ideia em duas escolas públicas, no próximo ano”. Avaliando esse tipo de iniciativa promovido pela EJEP, Vanessa finaliza. “Além do objetivo principal de incentivarmos a cidadania, temos a oportunidade de demonstrar e difundir o trabalho sério e transparente realizado pela Justiça Eleitoral”.

EJEP

A Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), órgão integrante do Tribunal regional Eleitoral de São Paulo, foi criada por meio da Resolução TRE/SPnº 134, de 5 de agosto de 2003, e tem sua organização administrativa e atribuições disciplinadas por meio de Regimento Interno.

A Escola tem por missão o constante aperfeiçoamento dos magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, bem como a realização de cursos e eventos de interesse da comunidade jurídica e da sociedade, com vistas à promoção da cidadania.