Cidadania

A Escola Judiciária Eleitoral Paulista - EJEP promove ações para ampliar o repertório dos que se interessam pelo cenário jurídico, eleitoral e político em que vivemos, além de desenvolver e incubar projetos educacionais para a geração e articulação de saberes que reforcem uma cultura democrática e cidadã.

Grupos de estudantes universitários também têm a oportunidade de conhecer a estrutura da Justiça Eleitoral e assistir a parte da sessão de julgamento da Casa, quando tomam contato com as demandas do TRE.

Quer nos visitar? Agende uma visita: ejep@tre-sp.jus.br

 A EJEP prepara e disponibiliza materiais educativos para serem utilizados nas ações de educação para a cidadania política por chefes de cartório, professores e educadores em geral.

Material para palestra sobre cidadania (6 a 12 anos)

Material em formato de apresentação voltado para ações educativas para público alvo de crianças de 6 a 10 anos de idade, utilizando-se se identidade visual e conteúdo adequado para a faixa etária, em versões PDF (estático) e PPS (com animações), que acompanha roteiro com informações complementares aos slides, de maneira que o palestrante poderá apresentá-lo da maneira que entender mais eficiente.

Apresentação em slides (PDF)

Apresentação em slides com animação (ZIP)

Conteúdo orientador da apresentação (PDF)

Material para palestra sobre cidadania (jovens e adultos)

Material em formato de apresentação para subsidiar ações educativas, que acompanha roteiro com informações complementares aos slides, de maneira que o palestrante poderá apresentá-lo de forma a adequá-lo ao público. Os arquivos a seguir consistem em slides, apresentados em duas versões: PDF (estático) e PPS (com animações), e um suporte teórico ao palestrante.

Apresentação em slides (PDF)

Apresentação em slides com animação (ZIP)

Conteúdo orientador da apresentação (PDF)

Jogos educativos

Abaixo, estão disponíveis os QRcodes para acesso a formatos variados de jogos educativos. Este formato oferece ao público uma forma de interação lúdica, trazendo informações sobre cidadania, sistema político-eleitoral e como lidar com a desinformação.

Orientações para os jogos

QRcode JOGO 1

QRcode JOGO 2

QRcode JOGO 3

QRcode JOGO 4

Alistamento Eleitoral - Passo a Passo

Material de apoio ao palestrante nas ações educativas focadas no público a partir dos 15 anos de idade: o objetivo é estimular e ensinar os procedimentos para o primeiro título de eleitor pela internet, através do Formulário Título Net.

Apresentação, em formatos PowerPoint e PDF, com o passo a passo para alistamento eleitoral pela internet.

Cartazes, em formatos pdf e png, com o passo a passo para o alistamento eleitoral pela internet.

Incentivo ao Alistamento Eleitoral - Artes para banners e cartazes  

Artes para confecção de banner(s) e cartaz(es) como material de apoio e identidade visual nas ações de cidadania de incentivo aos jovens a realizarem sua inscrição eleitoral. O referido material possui a mensagem convidativa "Agora você pode!", de maneira a chamar a atenção do público. 

Arte para CARTAZES "Agora você pode!", em formatos PNG e PDF - contém Qrcode;

Arte para BANNER "Agora você pode!", em formatos PNG e PDF.

Incentivo à Regularização da Situação Eleitoral - Artes para a confecção de banners e cartazes

Artes para confecção de banner(s) e cartaz(es) como material de apoio e identidade visual nas ações de cidadania de incentivo aos jovens a realizarem sua regularização da situação eleitoral. O referido material possui a mensagem convidativa "A hora é agora!", de maneira a chamar a atenção do público. 

Artes para CARTAZES - "A Hora é agora!", em formatos PNG e PDF - contém Qrcode;

Artes para BANNERS - "A Hora é agora!", em formatos PNG e PDF.

 

Para maiores informações, entre em contato conosco: ejep@tre-sp.jus.br