Des. Nelton dos Santos toma posse como membro efetivo do TRE

Magistrado ocupa a vaga deixada pelo des. Fábio Prieto na classe juiz federal

Posa com des. Cauduro Padin e des. Nery da Costa Júnior, do TRF
Des. Nelton dos Santos (centro) posa com o presidente do TRE-SP (à esq.), des. Cauduro Padin, e com o vice-presidente do TRF3, des. Nery Júnior

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) Nelton Agnaldo Moraes dos Santos foi empossado nesta segunda-feira (29) como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na classe juiz federal.

A posse ocorreu no Plenário do Tribunal, em sessão solene da qual participaram os membros da Corte, o procurador regional eleitoral, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de São Paulo (OAB-SP), Hélio da Silveira. Também compareceram ao evento integrantes do TRF3, incluindo o atual presidente em exercício, des. Nery da Costa Júnior.

"Sentimo-nos prestigiados por sua vinda, é um privilégio", afirmou o presidente do TRE-SP, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, em relação ao novo colega. Ele destacou as competências da Corte para garantir o exercício do sufrágio, a liberdade de escolha dos eleitores e a igualdade na competição entre os candidatos.

Em seu discurso de posse, o des. Nelton dos Santos também ressaltou a importância da Justiça Eleitoral, dizendo que ela tem a peculiaridade de aplicar o direito em uma área que desperta muitas paixões, a política. "Só o amor suplanta a paixão: o amor paciente, bondoso, despido de orgulho e inveja, que não se alegra com a injustiça e se alegra com a verdade", apontou. "Com amor à Justiça e ao Direito, nortearei minha missão neste Tribunal".

O magistrado é graduado pela Faculdade de Direito de Campo Grande e mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ele foi promotor de Justiça no Paraná, além de juiz de Direito e juiz eleitoral no Mato Grosso do Sul. Ingressou na Justiça Federal da 3ª Região em 1995 e foi nomeado desembargador em 2002.

Composição da Corte

A Corte eleitoral é composta por sete magistrados, sendo dois desembargadores oriundos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), dois juízes de Direito também do TJ, dois juristas nomeados entre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral e um juiz federal do TRF3. Cada um permanece na função por um biênio, em princípio.

O des. Nelton dos Santos preenche a vaga deixada pelo desembargador federal Fábio Prieto, que se despediu do TRE-SP na sessão do último dia 22 de julho.

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusb

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido