Maiores de 70 anos que queiram votar devem fazer a biometria

Nas cidades onde a biometria é obrigatória, maiores de 70 anos devem fazer o cadastramento das digitais se quiserem votar

TRE-SP_biometria_um_dedo_cadastramento

A Constituição Federal, no artigo 14, dispõe que o alistamento e o voto são facultativos para os maiores de 70 anos. Se não votarem, não sofrem nenhuma consequência. Mas, nas cidades em que a biometria for obrigatória, caso os maiores de 70 anos queiram votar, deverão procurar o cartório ou um posto de atendimento eleitoral para cadastrar suas digitais.  

Atualmente, no Estado de São Paulo, 84 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado. Os eleitores dessas cidades que não fizerem o cadastramento terão o título cancelado e ficarão impedidos de participar das próximas eleições.

Circulam nas redes sociais informações de que, caso os maiores de 70 anos não façam o cadastramento biométrico, perderão benefícios. Isso não procede. Como o voto é facultativo para esse grupo de eleitores, a única consequência negativa será o cancelamento do título.     

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de garantir a segurança na sua identificação no momento do voto.    

Atendimento 

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório (consulte a sua Zona Eleitoral) ou Posto de Atendimento Eleitoral, com documento oficial de identificação original com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, caso o tenha. Nas unidades do Poupatempo que oferecem serviços eleitorais, o agendamento não é necessário, exceto para a unidade de Itaquera, cujo agendamento é feito no site do Poupatempo.  

 

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido