Presidente do TRE-SP participa de reunião com ministra Cármen Lúcia
Desembargador Silmar Fernandes se reuniu com a nova presidente do TSE e com presidentes de outros regionais, em Brasília, após participar da posse no dia anterior

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, participou, nesta terça (4), de reunião com a nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, em Brasília, após participar da posse da magistrada no dia anterior. No encontro, que também teve a participação dos outros regionais, cada presidente de TRE falou sobre a preparação das eleições no seu respectivo estado. Além disso, foram debatidas ações e a situação eleitoral após as enchentes no Rio Grande do Sul.
Cármen Lúcia tomou posse no cargo de presidente do TSE durante sessão solene realizada, na segunda (3), no plenário da Casa. Na mesma ocasião, o ministro Nunes Marques foi empossado vice-presidente da Corte.Os ministros serão responsáveis por conduzir as Eleições Municipais de 2024.
Da esq. para a dir., o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques, a juíza-assessora da presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini, e o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa
Em seu discurso de posse, a nova presidente do TSE afirmou que o Tribunal atuará para manter a lisura do processo eleitoral. “A mentira continuará a ser duramente combatida. O ilícito será investigado e, se provado, será punido na forma da legislação vigente. O medo não tem assento em alguma casa de Justiça”.
A ministra Cármen Lúcia é a primeira mulher a presidir a Corte Eleitoral por duas vezes –a anterior foi de 2012 a 2013. Com o TSE sob sua gestão e ao lado do ministro Nunes Marques, empossado vice-presidente, ela garantiu a realização de eleições “com tranquilidade, segurança e integridade”, assim como ocorreu em pleitos passados.