Presidente do TRE-SP prestigia posse do Conselho Superior da Magistratura no TJSP
Desembargador Silmar Fernandes participou de cerimônia que também fez homenagem aos 150 anos de fundação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, prestigiou a posse solene do Conselho Superior da Magistratura e da diretoria da Escola Paulista da Magistratura para o biênio 2024/2025, realizada na última sexta (2). A cerimônia ocorreu no Palácio da Justiça, Centro da capital, e celebrou ainda os 150 anos de fundação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A Corte Estadual iniciou suas atividades em 3 de fevereiro de 1874, com a instalação do Tribunal da Relação de São Paulo-Paraná.
Em seu discurso, o presidente da Corte paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destacou a grandeza do TJSP e o comprometimento de magistrados e servidores. “A defesa da Constituição Federal e do estado democrático de direito foi e sempre será a vocação do TJSP, permanecendo viva tal vocação como objetivo de todos os seus integrantes”, afirmou. Atualmente, o TJSP tem cerca de 20 milhões de processos em andamento (o que representa 26% do movimento Judiciário do Brasil), soma aproximadamente 3 milhões de atos processuais todos os meses e reúne mais de 2.500 magistrados e 40 mil servidores.
Além do presidente do TJSP, desembargador Torres Garcia, tomaram posse no Conselho Superior da Magistratura os desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente) e Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça).
Uma cerimônia na Catedral da Sé, no sábado (3), também marcou as festividades do sesquicentenário do TJSP. O ato reuniu integrantes de diversas religiões, que discursaram sobre a importância da justiça na pacificação da sociedade. Em seguida, houve um evento cultural no Palácio da Justiça, com destaque para as apresentações do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Filarmônica Bachiana. O repertório contou com clássicos, como “Sinfonia nº 1”, de Beethoven, e “What a wonderful world”, de B. Thiele/G. D. Weiss, além de homenagem a São Paulo, com “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.
imprensa@tre-sp.jus.br