Divisão de competências das zonas eleitorais nas Eleições 2024 é aprovada

Na capital paulista, a 1ª Zona Eleitoral será a responsável pelo registro de candidaturas e a 2ª, pela propaganda eleitoral e pesquisa eleitoral

Alterações no texto foram aprovadas pelo Plenário do Tribunal e valem para o pleito de outubro

Na sessão plenária desta terça-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou a norma que dispõe sobre a competência das zonas eleitorais do estado para processar e julgar os processos referentes às eleições municipais de 2024. A Resolução TRE/SP nº 637/2024, aprovada por unanimidade, também estabelece qual zona eleitoral fará a apreciação de prestações de contas anuais dos órgãos municipais dos partidos políticos.

Segundo o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, a norma visa uma distribuição equânime dos serviços em municípios que tenham mais de uma zona eleitoral.

Ao contrário das eleições estaduais, nas eleições municipais a responsabilidade para julgar os pedidos de registro, propaganda eleitoral e prestação de contas, entre outros, é das juízas e dos juízes eleitorais. Das decisões de primeiro grau, cabe recurso ao TRE.

As competências foram divididas em quatro grupos: I) Registro de Candidaturas; II) Propaganda Eleitoral e Pesquisa Eleitoral; III) Prestação de Contas Eleitorais; e IV) Prestação de Contas Anual.

Na capital, em que há 57 zonas eleitorais, a divisão das competências é estabelecida no artigo 3º da Resolução da seguinte forma: 

  • 1ª Zona Eleitoral — Bela Vista: processamento e julgamento dos processos referentes a registro de candidaturas;
  • 2ª Zona Eleitoral — Perdizes: processamento e julgamento dos processos referentes a propaganda eleitoral e pesquisa eleitoral;
  • 6ª Zona Eleitoral — Vila Mariana: processamento e julgamento dos processos referentes a prestação de contas eleitorais e prestação de contas anual.

Já nas zonas eleitorais do interior do estado, essa divisão das competências está definida em tabelas nos anexos da Resolução.

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou todas as 12 resoluções que regerão as Eleições Municipais de 2024. As normas orientam candidatas, candidatos, partidos políticos, eleitoras e eleitores sobre as regras e diretrizes do pleito deste ano, previsto para o dia 6 de outubro (1º turno), que definirá os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do país para os próximos quatro anos.

A Resolução ainda será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do TRE-SP e em seguida disponibilizada no site.

Confira no YouTube a discussão sobre a Resolução. 

imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido