Justiça Eleitoral paulista atende mais de 200 indígenas em aldeias na capital

Ação itinerante ocorreu na Terra Indígena Tenondé Porã, que abrange 14 aldeias e cerca de 1.300 pessoas

Ação itinerante ocorreu na Terra Indígena Tenondé Porã, que abrange 14 aldeias e cerca de 1.300 ...

Mais de 200 indígenas foram atendidos em ação itinerante realizada pela Justiça Eleitoral paulista nas aldeias de Tenondé Porã e Krukutu, situadas em Parelheiros, a cerca de 50 quilômetros do centro de São Paulo. A ação, coordenada pela 381ª Zona Eleitoral — Parelheiros, teve início na segunda e se encerra nesta sexta-feira (19).

Uma das lideranças locais, Pedro Miri Delane, ressaltou a importância da iniciativa. “Em vez de nos deslocarmos para o cartório eleitoral, que fica na cidade, podemos aproveitar essa ação. Temos eleitores mais velhos e mais jovens que não sabem falar português. Aqui na comunidade há professores que estão ajudando, traduzindo e passando as informações para as pessoas no atendimento.”

Segundo Pedro, a Terra Indígena Tenondé Porã abrange 14 aldeias, onde vivem cerca de 1.300 pessoas. Apesar de alguns indígenas falarem português, a língua materna é o guarani-mbya (pronuncia-se bêá), da família tupi-guarani, tronco linguístico tupi.

Durante a ação, foram atendidas entre 40 e 50 pessoas por dia. No total, mais de 200 solicitaram alistamento eleitoral, revisão de dados, transferência e regularização de multas. “A presença da Justiça Eleitoral é importante para o exercício da cidadania, para que essas pessoas se sintam incluídas e que sejam efetivamente incluídas, tanto na questão da democracia quanto no acesso aos serviços públicos, entre eles o eleitoral”, informou o chefe do cartório da 381ª ZE, Leonilton Pacheco Novais.

O juiz eleitoral da 381ª ZE, Théo Gragnano,  também acompanhou as atividades e reforçou a necessidade de que a equipe do cartório se desloque até as aldeias. “A Justiça Eleitoral tem que se adaptar para atendê-los, respeitando a sua cultura e a sua forma de organização social”, afirmou o magistrado.

Essa aproximação do poder público com a população indígena é facilitada com o auxílio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), parceira no Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP.

“Antes do programa, para os indígenas conseguirem fazer um título de eleitor, por exemplo, eles nos procuravam pedindo auxílio. A gente recolhia a documentação, fotos, o que fosse necessário, fazia o trabalho no escritório e levava os títulos para a aldeia na próxima visita. O atendimento era pontual e fragmentava um trabalho que vemos a importância de que seja feito de uma forma coletiva, abrangendo a totalidade da comunidade. Quando os órgãos vão para a aldeia, a população consegue ter uma disseminação de informações muito maior”, explica o indigenista da Funai Lucas Pacheco Ferreira.

Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP

A ação em Tenondé Porã faz parte do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP, que tem o objetivo de facilitar a emissão e regularização do título eleitoral de pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos, comunidades caiçaras e assentamentos rurais.

Desde o começo do projeto, em março de 2022, mais de 2.000 pessoas em 129 comunidades em diversas regiões do estado puderam tirar o título ou regularizar a sua situação eleitoral. 

"O objetivo do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP é atingir o ideal da democracia: cada pessoa, um voto", resume o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes.

Saiba mais sobre o Programa de Inclusão Político-Eleitoral no vídeo abaixo:


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido