Inteligência artificial é tema de seminário com membros do TRE-SP

O primeiro dia do evento teve a participação do vice-presidente do Tribunal, des. José Antonio Encinas Manfré, e do juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, membro da Corte Eleitoral paulista

O primeiro dia do evento teve a participação do vice-presidente do Tribunal, des. José Antonio E...
O vice-presidente do TRE-SP, des. José Antonio Encinas Manfré (4º da esq. para a dir.), na mesa de abertura

O uso da inteligência artificial e os seus impactos nas campanhas eleitorais e na democracia foi o tema do primeiro dia de um seminário organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que oferece cursos abertos à sociedade, e pela escola da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Edepe). Participaram do evento, realizado na última quinta-feira (4), o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador José Antonio Encinas Manfré, e o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, membro da Corte Eleitoral paulista.

“Esse tema é importantíssimo, nós estamos às portas das Eleições 2024, e é mais uma oportunidade para que a sociedade tenha um conhecimento maior sobre inteligência artificial, sobre os desafios que ela representa para a democracia”, afirmou o vice-presidente do TRE-SP na abertura do evento “Eleições 2024: Inteligência Artificial e Democracia”.

Também participaram da mesa de abertura o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino, o defensor público e diretor da Edepe, Guilherme Piccina, a diretora-executiva do ILP, Natacha Jones, o procurador-chefe da Alesp, Alexandre Kimura, e o assessor parlamentar da Defensoria Pública, Carlos Roberto Isa.

Em sua fala, o defensor público-geral elogiou o trabalho “de uma magnitude sem paralelos” do TRE-SP na organização das eleições em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. “Não tenho sombra de dúvidas de que o TRE-SP vem desempenhando ao longo dos anos um aprimoramento constante do sistema eleitoral aqui no estado de São Paulo e é um dos protagonistas da democracia do nosso país.”

Inteligência artificial

O objetivo do seminário é discutir questões relevantes para a população relacionadas às eleições municipais deste ano, como inteligência artificial, diversidade na participação política, financiamento de campanhas e democracia.

O tema do primeiro dia de evento foi “Inteligência artificial e propaganda eleitoral: panorama e perspectivas”, com palestras do juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, membro do TRE-SP, e da advogada Heloisa Massaro, diretora da InternetLab, um centro de pesquisa interdisciplinar nas áreas do direito e da tecnologia, com mediação do procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt.

Em sua apresentação, o juiz do TRE-SP falou sobre como a Constituição Federal protege a liberdade de expressão e sobre os desafios que a internet trouxe para a comunicação na sociedade.

“Nós não sabemos para onde vai a comunicação, pois ela é incontrolável, ela lida com as opiniões de todo mundo. Isso é o que nos une como humanidade e é também o que pode nos separar”, afirmou o juiz. “A palavra e a comunicação são os principais vetores tanto das aproximações dos homens quanto das grandes guerras. Tudo começou sempre com o uso da palavra. Só que a internet exponencia até o último estágio a possibilidade de que se use a comunicação de forma caótica.”

A diretora da InternetLab trouxe pesquisas realizadas pelo centro de estudos que mostram que tem aumentado nos últimos anos a desconfiança das pessoas sobre o conteúdo que recebem pela internet. Porém, os dados mostram que a confiança é maior dependendo de quem enviou a mensagem ou de qual veículo ela veio.

“Esse próprio ceticismo generalizado adentra de novo a lógica de vieses de confirmação, e o risco não se aplica só à inteligência artificial, mas a toda a desinformação. A própria discussão do que é verdade ou mentira ou do que é informação ou desinformação se torna parte da disputa política e da narrativa política”, avalia a advogada.

Ela lembrou ainda que diversas plataformas se comprometeram a desenvolver recursos tecnológicos para que seja possível identificar os conteúdos que foram criados por meio de inteligência artificial.

Os próximos debates do seminário terão como temas: “Diversidade na participação eleitoral e violência política” (dia 11), “Federações, partidos, coligações e financiamento eleitoral” (dia 18), com mediação da juíza Maria Cáudia Bedotti, membro do TRE-SP, e “Democracia, propaganda eleitoral e Administração Pública” (dia 25), com a participação do desembargador Roberto Maia Filho, ouvidor do TRE-SP e membro substituto da Corte Eleitoral Paulista.

Os debates podem ser acompanhados pelos canais da Alesp e do ILP no YouTube.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido