Corregedoria faz inspeções em cartórios antes do fechamento do cadastro eleitoral
Unidades da Baixada Santista foram avaliadas na última semana; ação busca promover melhoria nas atividades administrativas e judiciais e aprimorar serviços eleitorais
A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) de São Paulo realizou, nos dias 16 e 17, as últimas visitas de inspeção a unidades cartorárias antes do fechamento do cadastro eleitoral. Foram inspecionados os cartórios da 317ª Zona Eleitoral — Praia Grande, 273ª ZE — Santos e 310ª ZE — Guarujá, todos na Baixada Santista. A ação busca promover melhoria nas atividades administrativas e judiciais e prevenir possíveis falhas nos serviços eleitorais.
Em anos eleitorais, o calendário das inspeções da Corregedoria Eleitoral é reduzido devido às atividades de preparação para o pleito. Em maio, por exemplo, não haverá visitas porque o trabalho dos cartórios estará direcionado para o atendimento ao público na reta final do alistamento eleitoral. Eleitoras e eleitores têm até 8 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e votar em outubro.
O chefe da 317ª Zona Eleitoral — Praia Grande, Frederico Borges, informou que recebeu a equipe da Corregedoria na terça (16) e na quarta (17). “A inspeção é válida porque tem a finalidade de uniformizar o atendimento dos cartórios”, disse. Participaram da visita à unidade o corregedor regional eleitoral, desembargador José Antônio Encinas Manfré, e o secretário da CRE, André Luiz Pavim.
Na 273ª ZE — Santos, a inspeção ocorreu na quarta (17). “A nossa zona havia passado pela inspeção em 2006 e voltamos a ser avaliados agora. Recebemos a visita do desembargador corregedor e toda a equipe da Corregedoria”, afirmou a chefe da serventia, Michelle Veiga. O procedimento na 310ª ZE — Guarujá teve a presença da juíza assessora da CRE, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno. “Foi proveitoso porque temos a oportunidade de aprender e de nos adequar às exigências para que o cartório ofereça um serviço melhor ao eleitor”, contou a chefe do cartório, Simone Valadão.
A avaliação feita pela Corregedoria inclui aspectos como atendimento ao público, controle de documentos, procedimentos administrativos, processos judiciais e gestão do cadastro eleitoral, entre outros. Após o levantamento dos dados, é realizado um encontro com as equipes do cartório e da CRE-SP para apresentação dos resultados. Ao fim do procedimento, um relatório é encaminhado ao juiz eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias.
O próximo ciclo de inspeções da Corregedoria está previsto para junho nas cidades de São João da Boa Vista, Jaú, Piracicaba, Marília e Ourinhos.