Colégio de Corregedores Eleitorais discute desafios para 2023

Debates acontecem no 50º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, em Fortaleza

Debates acontecem no 50º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, em Fortaleza

O 50º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), realizado na sede Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza, teve início na quinta-feira (26) e prossegue nesta sexta (27) com palestras e debates relacionados às atribuições das corregedorias eleitorais.

O presidente do Colégio de Corregedores e vice-presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, agradeceu a hospitalidade cearense e destacou o propósito do evento. “A ideia deste encontro é a troca de experiências e de informações. Tudo isso vai enriquecendo nossa atividade em prol do bem maior que é a Justiça Eleitoral”.

O vice-presidente do CCORELB e corregedor regional eleitoral do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, saudou os participantes e citou alguns desafios da Justiça Eleitoral para 2023, como a retomada do atendimento biométrico, a necessidade de revisão da extensão das zonas eleitorais e preocupação com o cumprimento das metas de produtividade jurisdicional.

Na sequência, houve a reunião dos representantes das corregedorias, com apresentação da equipe da Corregedoria-Geral Eleitoral, liderada pela secretária Roberta Maia Gresta. Foram discutidos os projetos de gestão envolvendo o cadastro eleitoral, os sistemas de atendimento ao eleitor, as inspeções e as atividades jurisdicionais.

O secretário da corregedoria do TRE-RS, Rafael Gonçalves Nunes, falou sobre a gestão de ações de apoio e de cumprimento em processos do primeiro grau, visando minimizar a sobrecarga de trabalho nos cartórios eleitorais gaúchos e reduzir o acervo processual. Rafael falou da criação de uma seção de apoio aos cartórios: a Seção Remota de Cumprimento e Apoio (Secap), que auxilia os cartórios na execução dos trabalhos.

Durante a tarde, foram debatidos temas de interesse das corregedorias, quando também os participantes puderam tirar dúvidas e dar sugestões.

Na manhã desta sexta (27), a reunião dos corregedores foi aberta com pronunciamento do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Em seguida, a assessora da Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tatiana Wasilewski, proferiu a palestra “A Atuação das Corregedorias Eleitorais sob o prisma da LGPD” e a Juíza Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE/CE, Dra. Bruna dos Santos Costa Rodrigues apresentou o “Projeto Células Gestoras”.

O 50º Encontro continua ao longo do dia com palestras, debates e a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral Guerreira Maria Felipa de Oliveira, sendo concluído com a eleição da nova diretoria do Colégio de Corregedores do Brasil e a elaboração da Carta de Fortaleza.

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido