Os diferentes olhares sobre as Eleições 2022

Como definir o que foram as Eleições 2022 em uma imagem? Servidoras e servidores de todo o estado aceitaram o desafio e nos enviaram suas fotos

Como definir o que foram as Eleições 2022 em uma imagem? Servidoras e servidores de todo o estad...
Foto de Marina Fernandez, chefe do cartório da 328ª ZE – Campo Limpo, vencedora do concurso de fotografia do TRE-SP “Eleições 2022 em imagem”

As eleições são um evento complexo, ainda mais em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. São muitas pessoas, tarefas e processos envolvidos para que os quase 35 milhões de eleitoras e eleitores possam exercer o seu direito de voto e eleger seus representantes. Diante dessa magnitude e complexidade, foi lançado o seguinte desafio para servidoras e servidores de todo o estado: capturar uma foto que representasse o que foram as Eleições 2022.

Se é verdade que “uma imagem vale mais que mil palavras”, as 158 fotografias enviadas para o concurso interno do TRE-SP rendem um verdadeiro livro sobre o que foi o pleito, escrito a várias mãos e trazendo diferentes olhares e perspectivas sobre os diversos trabalhos realizados com um único fim: entregar eleições eficientes e seguras a todo o eleitorado paulista.

Marina Fernandez, a vencedora do concurso, premiada com um curso de fotografia, conseguiu captar em apenas uma imagem uma pluralidade de significados sobre o pleito. Segundo ela, a foto (que pode ser vista acima, como destaque da notícia) representa como uma eleição é feita, em especial a de 2022: “com muitas mãos, todos juntos”. Ela, que é chefe da 328ª ZE – Campo Limpo (Capital), diz que a foto também retrata o ambiente de seu cartório durante os trabalhos: “O pessoal é super comprometido, todos se ajudam. A colaboração do apoio logístico e colaboradores eventuais também soma para o clima ficar ainda mais harmônico, leve e divertido”. Segundo Marina, a quantidade de mãos segurando uma única urna, “símbolo da nossa democracia”, passa a mensagem de que “estamos sempre unidos e sem medir esforços na missão, de pleito após pleito, garantirmos a perpetuação e o fortalecimento do regime democrático do nosso país”.

Ela recebeu o voto de três dos quatro fotógrafos profissionais que integraram a comissão julgadora. Jorge Araújo, fotojornalista vencedor do Prêmio Esso, que trabalhou 42 anos na Folha de S.Paulo, definiu a imagem em uma palavra: segurança. Cesar Itiberê, que trabalhou em grandes veículos e foi fotógrafo oficial da Presidência da República, comenta quase com um grito de guerra: “urna por todos, todos por urna. Todos pela democracia”. Cayo Fernandes, servidor do TRE responsável pelas coberturas fotográficas da Coordenadoria de Jornalismo (COJOR), diz que o clique é “perfeito para resumir o que foi a eleição”. Para Cayo, diante dos ataques sofridos, a urna como elemento principal da composição traz uma mensagem importante e a foto mostra o cuidado dos servidores não apenas com a máquina, mas com todo o processo eleitoral.

O outro voto qualificado, de Toni Pires, presidente da ARFOC_SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo) e também vencedor do Prêmio Esso, foi dado à foto de Maria Pedroso, da 407ª ZE – Taubaté. A foto dela trouxe BUs de uma forma lúdica, “com um olhar mais leve e sonhador num momento tão tenso”, segundo o fotógrafo. Os boletins de urna também foram o tema trazido por Talita Carneiro, da 258ª ZE – Indianópolis, e Mayra Marroni, da 226ª ZE – Cândido Mota.

Maria Pedroso 13

Foto de Maria Pedroso,
da 407ª ZE – Taubaté

Andrea Siqueira TRE-SP

Foto de Talita Carneiro,
da 258ª ZE – Indianópolis

Cândido Mota TRE-SP

Foto de Mayra Marroni,
da 226ª ZE – Cândido Mota

Não só a grande vencedora escolheu mãos para representarem os trabalhos do processo eleitoral. A colega Regina Furtado, lotada na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), fez uma releitura d’A Criação de Adão de Michelangelo.

Foto de Regina Furtado, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP)

Foto de Regina Furtado, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGS)

Paulo Eberlein, da Secretaria de Gestão de Serviços (SGS), trouxe a perspectiva de um trabalho diferente do que a maioria dos colegas está acostumado, dadas as especificidades de sua área. Também com a imagem de um trabalho pouco usual, Paulo Gonçalves, servidor lotado na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), ilustrou como foi a inédita transmissão de resultados via satélite da praia do Bonete, em Ilhabela.

Foto de Paulo Eberlein, coordenador de Gestão de Imóveis (COGIM)

Foto de Paulo Eberlein, Secretaria de Gestão de Serviços (SGS)

Paulo Gonçalves, chefe da Seção de Homologação e Documentação (SEHD)

Foto de Paulo Gonçalves, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI)

Com outra abordagem sobre um tema que gerou debate durante a realização dessas eleições, Aecio Matos, da 372ª ZE – Piraporinha, retratou a disponibilização de transporte público gratuito no dia da votação em uma comunidade da capital.

Foto de Aecio Matos, da 372ª ZE – Piraporinha

Foto de Aecio Matos, da 372ª ZE – Piraporinha

A representação das eleições por meio das equipes envolvidas nos trabalhos também foi mote de diversas imagens recebidas, como os cartórios de São Vicente, Mairiporã e São Carlos.

Fotos de Taisi Deitos, Celia Britto e Letícia Brumatto - v2

Por falar em equipes, o balé de saída das urnas foi registrado em diversos ângulos pelo servidor Lucas Oliveira, da 299ª ZE – Araçatuba.

Fotos de Lucas Oliveira, da 299ª ZE - Araçatuba
Fotos de Lucas Oliveira, da 299ª ZE - AraçatubaFotos de Lucas Oliveira, da 299ª ZE - Araçatuba
Fotos de Lucas Oliveira, da 299ª ZE - Araçatuba

Claudete Amarante, da Secretaria de Administração de Material (SAM), registrou o Teste de Integridade no Centro Cultural São Paulo - o maior já realizado na história - com 33 urnas mostrando que não há divergências entre os votos das cédulas de papel e os votos registrados nas urnas eletrônicas. O trabalho com as mídias das urnas eletrônicas também simboliza uma das etapas essenciais do processo eleitoral, como retratou Clébia Amorim, servidora requisitada da 108ª ZE – Ribeirão Preto.

Foto de Claudete Amarante, da Coordenadoria de Governança e Gestão (COGG)

Foto de Claudete Amarante,
da Secretaria de Administração de Material (SAM)

Foto de Clébia Amorim,  da 108ª ZE – Ribeirão Preto

Foto de Clébia Amorim,
da 108ª ZE – Ribeirão Preto

Mas a grande estrela do concurso não poderia ser outra: a urna eletrônica. Símbolo da solidez, eficiência e segurança das eleições nacionais, ela foi trazida de diversas formas para o concurso. Wilson de Carvalho, da 23ª ZE – Bauru, registrou a preparação da carga e lacração. Elidia Ferreira, do cartório de Guariba, também mostrou nossa máquina de votar, deixando em segundo plano o sorriso por trás dos trabalhos.

Foto de Wilson de Carvalho, da 23ª ZE – Bauru

Foto de Mayra Marroni, da 226ª ZE – Cândido Mota

Foto de Elidia Ferreira, da 197ª ZE – Guariba

Foto de Elidia Ferreira, da 197ª ZE – Guariba

As Eleições 2022 foram difíceis, as maiores já realizadas pelo Tribunal e repleta de desafios, mas Kenia Marangao, da 47ª ZE – Garça, conseguiu capturar uma foto que retrata um sinal de que tudo daria certo. E, realmente, tudo deu certo. O TRE-SP realizou mais uma eleição segura com o esforço e união de todas as colaboradoras e colaboradores, que trabalharam unidos durante todo o período eleitoral, como mostra a imagem de Leticia Castilho, de Presidente Prudente.

Foto de Kenia Marangao, da 47ª ZE – Garça

Foto de Kenia Marangao, da 47ª ZE – Garça

Foto de Letícia Castilho, da 402ª ZE – Presidente Prudente

Foto de Letícia Castilho, da 402ª ZE - Presidente Prudente

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikToK@trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido