TRE apresenta segurança da urna eletrônica para magistrados da América Latina
Estiveram presentes representantes do Chile, Argentina, República Dominicana e Paraguai

O funcionamento do sistema eletrônico de votação e a segurança da urna eletrônica foram tema de palestra ministrada pelo chefe da Seção de Assistência dos Juízos Eleitorais, Alessandro Mildo Gonçalves Ferreira, a integrantes do Diretório da Federação Latino-Americana de Magistrados (FLAM), nesta terça-feira (6), na presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Estiveram presentes magistrados do Chile, Argentina, República Dominicana e Paraguai.
Alessandro apresentou um breve histórico da votação eletrônica no Brasil e finalizou com a explicação dos procedimentos realizados durante a votação.
“A tecnologia utilizada na urna eletrônica foi desenvolvida por técnicos do próprio TSE. Além disso, o sistema eletrônico de votação e a urna passam periodicamente por testes públicos de segurança, com acompanhamento e fiscalização do Ministério Público, OAB, partidos e candidatos”, ressaltou o vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, des. Waldir Sebastião Nuevo Campos Júnior.
Após a palestra, os magistrados puderam conhecer a urna eletrônica e realizar uma votação simulada. O chefe da Seção de Urnas Eletrônicas, Alexandre Bustos de Oliveira, explicou o funcionamento do equipamento e esclareceu as dúvidas dos participantes.
“O resultado final divulgado em cerca de três horas é praticamente simultâneo. Muito interessante”, comentou o des. chileno da Corte de Apelaciones de Temuco, Alejandro Vera.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Diretório da FLAM, des. Walter Barone (TJSP), e do membro da Corte do TRE, des. Silmar Fernandes.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso twitter oficial @trespjusb