TRE-SP dá suporte às eleições do Conselho Participativo Municipal
No próximo dia 8, com a utilização de urnas eletrônicas fornecidas pelo TRE-SP, ocorre a eleição dos membros para compor o Conselho Participativo Municipal

No próximo dia 8, com a utilização de urnas eletrônicas fornecidas pelo TRE-SP, ocorre a eleição dos membros para compor o Conselho Participativo Municipal. Disputarão as vagas 2.855 candidatos nas 32 subprefeituras espalhadas pela capital. Ao todo, serão eleitos 1.125 conselheiros. O processo eleitoral é organizado e fiscalizado pela Prefeitura de São Paulo.
As 8.780 urnas eletrônicas serão disponibilizadas em 257 locais de votação. A Prefeitura criou a maioria desses locais para as eleições do Conselho e apenas alguns deles coincidem com aqueles utilizados pelo Tribunal nos pleitos oficiais. A Prefeitura divulgará os locais de votação.
O Tribunal é também o responsável pela implementação do sistema de votação. O de totalização está sob responsabilidade da organizadora. Já, no dia da eleição, o TRE prestará um apoio técnico.
Além dessas contribuições, o Tribunal Regional treinou cerca de 250 servidores municipais, que ficaram com o papel de repassar as informações necessárias ao bom andamento do pleito aos mesários, indicados pela Prefeitura.
Voto Facultativo
O voto é facultativo. Todos os eleitores inscritos nas zonas eleitorais da capital até 16 de outubro estão aptos para votar.
Conselho Participativo Municipal
O Conselho Participativo é integrado por cidadãos comuns, que representam a sociedade civil. Possui a função de exercer o controle social, por meio da fiscalização das ações e dos gastos públicos. Além desse controle, o órgão sugere políticas públicas e opina sobre estas e outras iniciativas estatais.
Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr