Marca da Campanhas #Você Mesário do TRE-SP. Tipografia em linhas de tom laranja e efeito sombra

Mesário

Mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições. Para promover a participação popular nas eleições, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Eles são chamados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei, devendo ser maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Os mesários tomam todas as providências na seção eleitoral para orientar e receber o eleitor no dia da eleição.

O Estado de São Paulo contou, na última eleição de 2016, com 390.085 mesários (106.877 deles só na capital). Desses, 124.827 foram voluntários. 

Em todo o país, a Justiça Eleitoral contou com 1.770.252 mesários, sendo 593.859 mil voluntários. A expectativa é de que esse percentual cresça a cada eleição.

Estado de São Paulo                 Brasil                  
Mesários390.0851.770.252
Mesários voluntários124.827593.859
% mesários voluntários32%50,75%

O trabalho dos mesários é de suma importância para o bom andamento das eleições. Eles são os responsáveis por garantir a segurança e tranquilidade da população no momento do voto, possibilitando a concretização de diversos direitos e garantias da cidadania previstos na Constituição de 1988.


Aplicativo Mesários

Android iOS

O aplicativo “Mesários” leva informações a cerca de dois milhões de colaboradores que participam do processo eleitoral, com instruções, orientações e perguntas e respostas de forma a complementar o treinamento dos mesários e auxiliar no esclarecimento de dúvidas.

 

Faça sua Inscrição 

Encontre o número do seu título eleitoral 

Dúvidas frequentes 

Gestor Responsável: Seção de Jornalismo +