Boletim de Urna: um instrumento a favor da transparência no processo eleitoral

Entenda o que é e sua importância

Boletim de urna

O Boletim de Urna (BU) é o documento emitido pela urna eletrônica após o término da votação . É uma espécie de extrato que traz a apuração dos votos daquela urna eletrônica. Traz informações referentes aos dados computados na urna eletrônica em que foi gerado, sendo elas: votos por partido; votos por candidato; votos em branco e nulos; total de comparecimento; identificação da seção e zona eleitorais; horário do encerramento da eleição; código interno da urna; e uma sequência de caracteres para a validação do BU.

Esse documento é impresso em pelo menos cinco cópias, e uma via eletrônica é gravada em mídia criptografada removível para ser utilizada durante a fase de apuração dos resultados daquela urna.

O BU também pode ser entendido como um comprovante físico do resultado da votação pois, tornando-se público logo após o encerramento das votações, uma das cópias é impressa e afixada na porta da seção eleitoral e outras vias ficam à disposição dos fiscais de partido.

Além disso, os eleitores podem, através de seus smartphones, realizar essa conferência através do aplicativo “Boletim na Mão”, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aplicativo pode ser instalado gratuitamente e essa auditoria pode ser feita pelos cidadãos de forma rápida e segura, pela leitura de um QR Code.

As informações do Boletim de Urna também são disponibilizadas para consulta na página Boletim de Urna na Web, mantida pelo TSE, e podem ser verificadas pelo eleitor.

Assim, os brasileiros têm no Boletim de Urna um importante aliado garantidor da lisura do sistema eletrônico de votação, conferindo credibilidade e transparência ao processo eleitoral, de suma importância para nossa democracia.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 Siga nosso twitter oficial trespjusbr

 Siga nosso Instagram @trespjus

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido