Novas juízas e juízes conhecem estrutura do TRE-SP em curso de formação

Integrantes do 190º Concurso de Ingresso na Magistratura Estadual acompanharam exposições sobre as atividades da Justiça Eleitoral durante visita ao Tribunal

Integrantes do 190º Concurso de Ingresso na Magistratura Estadual acompanharam exposições sobre ...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu, nesta segunda (12), 126 juízas e juízes aprovados no 190º Concurso de Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça (TJSP). Durante a visita, os novos integrantes do Judiciário estadual conheceram a estrutura e as funções da Justiça Eleitoral. A visita foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP e faz parte da programação do curso de formação inicial das magistradas e magistrados, realizado pela Escola Paulista da Magistratura (EPM).

O presidente do TRE-SP e diretor da Ejep, desembargador Silmar Fernandes, deu as boas-vindas a todos e citou algumas atribuições da Justiça Eleitoral. “Estamos a menos de 60 dias das eleições municipais, lidando com o registro de candidaturas e a propaganda eleitoral. Ainda teremos as AIJEs (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e AIMEs (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), além das prestações de contas”, comentou, acrescentando que o volume de processos de São Paulo é grandioso. “Somente no último pleito municipal, tivemos quase 90 mil candidatos a vereador e outros 2.600 a prefeito. Então, temos muita tarefa no ano eleitoral”.

O desembargador destacou a importância do curso de formação inicial da EPM. “Vocês são privilegiados porque têm a oportunidade de frequentar a Escola Paulista da Magistratura, que inclui aulas teóricas e práticas”, disse. Os juízes que atuam nas zonas eleitorais são magistrados da Justiça Estadual designados pelo TRE para julgar as causas envolvendo direito eleitoral na primeira instância. Entre as suas atribuições estão o deferimento do alistamento eleitoral, a divisão das zonas em seções, a nomeação de mesários, entre outras.

O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, desembargador José Antonio Encinas Manfré, também saudou os novos integrantes da magistratura estadual e apresentou algumas resoluções da Corregedoria voltadas para o funcionamento das zonas e as eleições. “A Corregedoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o grande norte para as atividades de juízas e juízes que estarão atuando nessas eleições municipais. A Justiça Eleitoral age para assegurar o equilíbrio da disputa”, afirmou.

O coordenador-geral do curso de formação inicial dos magistrados, desembargador Paulo Sérgio Galizia, que presidiu o TRE-SP no biênio 2021-2023, disse que a aula tem objetivo de mostrar as funções da Justiça Eleitoral. “É mais uma etapa desse nosso curso, que é muito enriquecedor e vai até outubro. É uma honra voltar ao Plenário do TRE-SP agora na condição de coordenador desse curso, tive uma passagem muito feliz aqui no Tribunal, que agora está em ótimas mãos com os desembargadores Silmar Fernandes e Encinas Manfré”.

O magistrado Sérgio Ricardo Duarte, recém investido no cargo de juiz, elogiou a formação. “O curso é bem completo, a gente está passando por todas as áreas da judicatura. A matéria eleitoral é desafiadora porque é especializada. Mas a aula é interessante para conhecer o funcionamento da Justiça Eleitoral. Fui servidor do Tribunal de Justiça e já havia participado como membro na Junta Eleitoral durante a apuração das eleições”. A também magistrada Helena Bento Dosenbcker disse que tomou posse em julho e que a aula proporciona novos conhecimentos. “Tinha pouca experiência no eleitoral, a expectativa é desenvolver mais o estudo nessa matéria para poder prestar a jurisdição de forma célere e racional, atendendo aos anseios dos jurisdicionados”.

Na ocasião, as alunas e os alunos também puderam acompanhar exposições dialogadas com as juízas assessoras da Presidência e da Corregedoria do TRE-SP, Fernanda Mendes Simões Colombini e Maria Helena Steffen Toniolo Bueno, com o diretor-geral do Tribunal, Claucio Corrêa, e com o secretário da CRE, André Luiz Pavim.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
sábado e domingo, das 12h às 19h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido