Eleições 2024: participe, seja mesário voluntário

Número de colaboradores que se inscreveram espontaneamente aumentou 131% nas eleições gerais de 2022 em relação a 2018; saiba como se inscrever

Mesário e eleitor

A menos de dez meses para as eleições municipais de 2024, o cadastro de mesários do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está aberto e continua recebendo inscrições das pessoas interessadas em contribuir com os trabalhos do próximo pleito.

Nas Eleições 2022, a quantidade de mesárias e mesários voluntários (aqueles que buscam a Justiça Eleitoral sem convocação obrigatória) mais que dobrou em comparação às eleições gerais de 2018.

De acordo com as estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de pessoas que se voluntariaram para participar das mesas receptoras de votos em São Paulo saltou de 112.352 em 2018 para 259.925 no ano passado, um aumento de 131%.

Ao todo, o estado contou com 410.670 mesários no 1º turno de 2022, somando os 259.925 voluntários e outros 150.745 convocados. No 2º turno, houve uma pequena variação, totalizando 409.654 pessoas atuando nas seções eleitorais.

Dia do Mesário da Justiça Eleitoral celebra a importância dessa colaboração para a democracia

Quem pode ser mesário?

Qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever de forma voluntária. Basta acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário. Também é possível fazer o cadastro pelo aplicativo e-Título, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.

Segundo a legislação eleitoral, a atividade não pode ser exercida, por exemplo, por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros. Consulte as regras e restrições.

Além de certificado por serviços prestados à Justiça Eleitoral, os mesários ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação para o dia da votação.

Quem contribui com o processo eleitoral ainda tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital. Caso esteja cursando a graduação, pode utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.

Programa Mesário Voluntário Universitário

Para captar mais voluntários, o TRE-SP implementou o Programa Mesário Voluntário Universitário, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep). O objetivo é atrair colaboradores em universidades e aprofundar a consciência de cidadania desse público.

A participação da instituição de ensino superior no programa oferece a garantia de que as horas trabalhadas serão aproveitadas como atividades extracurriculares, o que não acontece com as universidades não conveniadas, que podem aceitar ou não o aproveitamento dessas horas.

Saiba mais sobre o programa.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido