TRE-SP homenageia mesário mais antigo do Estado
Amanhã o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) homenageia, às 15h30, o mesário mais antigo do Estado, Arthur Victor Brenneisen, de 83 anos, que atua na função desde 1959.
Amanhã o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) homenageia, às 15h30, o mesário mais antigo do Estado, Arthur Victor Brenneisen, de 83 anos, que atua na função desde 1959. Ele começou sendo convocado há 53 anos e hoje, de forma voluntária, continua atuante em sua seção eleitoral, em Itaquera, como presidente da mesa receptora de votos.
No dia da eleição, é o mesário que fica na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, que recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que esse eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente de votação e zela pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação, sendo autoridade máxima dentro da seção eleitoral. Brenneisen tem consciência de que, sem a importante atuação dos mesários, as eleições no Brasil seriam inviáveis.
A homenagem ocorre no plenário do TRE, na Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, 14º andar.
Projeto Mesário Voluntário
Até 8 de agosto, a Justiça Eleitoral de São Paulo convocará cerca de 340 mil mesários para atuarem nas mesas receptoras de votos nas eleições de 2012. Para diminuir o número de mesários convocados e incentivar a inscrição consciente e espontânea, o TRE vem fazendo divulgação de campanhas sobre o mesário voluntário.
Todo cidadão com mais de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.
A inscrição pode ser feita no cartório eleitoral ou pelo site. Informações também pelo telefone 148.
O Programa Mesário Voluntário no Estado de São Paulo desenvolve as seguintes ações:
- Mesário Voluntário Universitário, voltado ao público jovem, em particular, aos universitários que podem ter anotadas as horas de trabalho como sendo de atividade complementar para a graduação;
- Mesário Voluntário da Melhor Idade, projeto voltado aos aposentados, com objetivo de resgatar a experiência e sabedoria desses eleitores;
- Mesário Voluntário Especial, dirigido às pessoas com deficiência, tem como objetivo contribuir para inclusão desses eleitores no processo eleitoral, respeitadas as suas limitações físicas;
- Mesário Voluntário para Servidores Públicos, iniciativa no sentido de incentivar a maior participação dos servidores públicos nos trabalhos eleitorais.
Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr