Eleitor contribui com eleições mais seguras ao cadastrar a sua biometria

Cadastramento das digitais protege a identidade de cada indivíduo

TRE-SP_Biometria_Importância

Eleitor, você sabe qual é a importância de cadastrar a sua biometria? A resposta está em proteger a sua identidade e colaborar com eleições mais seguras. A tecnologia biométrica reconhece as impressões digitais do indivíduo na hora do voto, confirmando quem ele é. Essa forma de identificação impossibilita que uma pessoa tente votar no lugar de outra, trazendo mais segurança ao processo eleitoral. A participação de cada um, portanto, é fundamental.

A biometria está cada vez mais integrada à vida das pessoas, seja para acessar prédios, dispositivos móveis, contas bancárias, entre outros. E a Justiça Eleitoral está acompanhando o desenvolvimento tecnológico, focada no aprimoramento contínuo das eleições. A tecnologia reconhece as pessoas a partir de suas características físicas, como rosto, voz e impressões digitais.

Entenda o procedimento

O atendimento biométrico do eleitor consiste na coleta das digitais, fotografia e assinatura digitalizada, além da atualização dos dados cadastrais. As informações coletadas são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e, no período das eleições, são inseridas nas urnas eletrônicas.

O sistema adotado pela Justiça Eleitoral faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada pessoa cadastrada com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados.

Biometria em São Paulo

Atualmente, o cadastramento biométrico é obrigatório em 479 municípios paulistas, mas os eleitores das demais cidades já podem realizar o procedimento também, que está disponível em todos os cartórios eleitorais e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado.

A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar todo o eleitorado nacional até 2022.

 

Saiba mais sobre a biometria em São Paulo.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus 


Últimas notícias postadas

Recentes